Curso Tático Policial Feminino segue em fase técnica

19 de junho de 2019 - 17:23 # # #

A capacitação é promovida pela Aesp e visa desenvolver a expertise operacional das mulheres que compõem o efetivo da SSPDS

A segunda edição do Curso Tático Policial Feminino (CTAP/2019), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), segue em ritmo acelerado durante fase técnica.

Nesta terça-feira (18), as alunas participaram de instruções de direção operacional on e off Road, na Praia de Lagoinha, município de Paraipaba. A disciplina repassou técnicas de condução de viaturas 4X4 em áreas litorâneas; conhecimentos da movimentação das marés; calibragem de pneus; exercícios de subida e descida de dunas e outras manobras para que as agentes dirijam com mais segurança e agilidade durante as operações.

O curso que, visa desenvolver a expertise operacional das mulheres que compõem o efetivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e das organizações de segurança pública co-irmãs, está na terceira semana de instrução e agora, todas as disciplinas estão voltadas à preparação das condições físicas, técnicas e táticas das participantes, para que elas atuem em missões complexas e com elevado nível de dificuldade.

As alunas já passaram por disciplinas de sobrevivência em regiões inóspitas; tiro de combate; educação física e aulas de defesa pessoal. Além de instruções de noções de controle de distúrbios civis (CDC), ministradas pelos profissionais do Comando de Policiamento de Choque – CPChoque da Polícia Militar do Ceará, e aulas de técnicas operacionais policiais com a equipe de instrução da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Ceará.

“As disciplinas são equivalentes aos cursos já existentes voltados ao público masculino, uma vez que nas ruas, quando necessário, a ação enérgica tem que ser aplicada pelo agente de segurança pública, seja homem ou mulher. Até o presente momento, já houve desistências e desligamentos, e a nossa intenção é de que sejam formadas as melhores, padrão CTAP”, destaca a coordenadora do curso, delegada da Polícia Civil, Adriana Silveira de Arruda.

O treinamento ainda inclui instruções de salvamento aquático e procedimentos de helocasting (salto da aeronave), previstos para ocorrer nos próximos dias. O CTAP/2019 iniciou no último dia 03, com um grupo de 23 alunas, sendo treze policiais militares do Estado do Ceará; cinco policiais civis do Estado do Ceará; três agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP); uma policial civil do Rio Grande do Sul e uma perita da Polícia Técnico-científica do estado de Goiás. Atualmente, 15 mulheres permanecem no curso, que tem previsão de término para o dia 28 de junho.