Curso de Operações Táticas Rurais realiza instruções de sobrevivência em ambiente de Caatinga

12 de junho de 2019 - 16:01 # # # #

Os alunos do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar) participam esta semana de instruções de sobrevivência em ambiente de caatinga. A disciplina visa treinar o desenvolvimento dos agentes de segurança em cumprimento de missões em estado de fadiga e esforço físico, além de promover a adaptação ao clima do sertão.

De acordo com o monitor do curso, subtenente J. Neto, durante o treinamento os alunos aprendem técnicas de orientação e navegação através de bússolas, pontos cardiais e pontos de referências artificiais; técnicas de obtenção de água, fogo e alimento; tipos de animais peçonhentos; efeito do clima; técnicas de armadilhas e construção de abrigos improvisados, entre outros exercícios. “O principal objetivo é obtenção de resistência física, controle psicológico para que em missão possa se deslocar em longas distâncias a pé, marcha e estacionamento, no meio da vegetação caatinga e chegar ao objetivo em condições de combate”, explicou J. Neto.

A capacitação é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e tem o objetivo de habilitar profissionais para o ingresso no 4º BPChoque/Cotar – unidade subordinada ao Comando de Polícia de Choque – CPChoque da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que atua no combate a crimes de alta complexidade fora dos limites da Capital.

Esta é a segunda semana de instrução do Curso de Operações Táticas Rurais e integra a fase técnica do treinamento. “Essa é uma das fases principais da etapa técnica, pois capacita os alunos a operarem na área de caatinga com mais técnica para patrulhar, coibir e combater toda e qualquer manifestação criminosa”, pontuou o 1º Tenente Charles do Cotar.

O curso iniciou com um grupo de 54 alunos, composto por policiais militares dos estados do Ceará; do Piauí e do Maranhão, além de um policial civil do Rio Grande do Norte e um agente penitenciário do Ceará. Atualmente, 22 pessoas permanecem no curso, que tem previsão de término para o dia 15 de julho.