Vice-governadoria e Instituto Aliança promovem seminário “Cidades Seguras”

5 de junho de 2019 - 17:32 # # #

Com o objetivo de favorecer a discussão sobre a complexidade de construir cidades seguras referenciada em estudos e experiências nacionais e internacionais, a Vice-governadoria do Estado do Ceará e o Instituto Aliança realizam o Seminário Internacional “Cidades Seguras: Múltiplos Olhares”. O evento, que faz parte das ações do Pacto por um Ceará Pacífico, ocorre no Centro de Eventos do Ceará, nos dias 06 e 07 de junho.

O Seminário Internacional “Cidades Seguras: Múltiplos Olhares” conta com a participação de profissionais e atores estratégicos do Ceará, de outros Estados do Brasil e países da América Latina. A solenidade de abertura começa às 18h30 e será conduzida pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela. Na sequência, o colombiano Óscar Sánchez, coordenador nacional do Programa Educapaz, aborda na palestra magna o tema: “Jovens, escola e violência urbana: O olhar sobre as políticas públicas, fenômenos de poder e governança”.

No segundo dia de evento, serão realizados dois painéis temáticos. O primeiro painel apresenta duas experiências internacionais e duas nacionais: a Aprendizagem em Serviço desenvolvida pela Organização Clayss, da Argentina; o Programa Educapaz, da Colômbia, com as “aulas em paz”; a iniciativa desenvolvida em Recife com o Centro Comunitário da Paz (COMPAZ); e a atuação do Pacto por um Ceará Pacífico, realizado em seis territórios no Estado do Ceará. Além disso, o segundo painel contará com a participação de Michelle Ramos, do Instituto Igarapé, e do arquiteto Fausto Nilo, além de debatedores, que farão intervenções sobre o tema cidades seguras.

Pacto por um Ceará Pacífico e o Instituto Aliança (IA)

O Estado do Ceará criou, em 2015, o Pacto por um Ceará Pacífico, elegendo seis territórios de intervenção para articular e executar ações de prevenção à violência e promoção da cultura de paz em territórios de alta vulnerabilidade. A proposta consiste em articular intervenções e políticas públicas nestes territórios identificados, com acompanhamento a médio e longo prazos.

Entre as ações realizadas em parceria entre o Governo do Ceará e o IA está o projeto que inclui a realização do diagnóstico no Curió/São Miguel com o apoio no fortalecimento e na estruturação do fluxo de proteção do bairro; a realização de um Seminário contando com experiências internacionais para o aprofundamento no tema, com foco em possíveis soluções e uma ação em escolas de ensino médio, com a inclusão das competências socioemocionais, emancipatórias e cidadãs no currículo dos estudantes.

Evento: Seminário internacional “Cidades Seguras”

Data: 06/06/2019 (quinta-feira) – 17h30 Credenciamento / 18h30 Abertura

07/06/2019 (sexta-feira) – 8h30

Local: Centro de Eventos do Ceará, Bloco D, sala 08

Endereço: Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE

Contato:

Giuliano Vandson – 98801.0041 (Assessor de comunicação da Vice-governadoria)