Corpo de Bombeiros realiza simpósio nacional de atendimento a acidentes automobilísticos

30 de maio de 2019 - 17:13 # # #

Começa, nesta sexta-feira (31), o 1º Simpósio Cearense de Atendimento a Acidentes Automobilísticos promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O evento, de abrangência nacional, deve reunir mais de 450 profissionais e estudantes da área de saúde e conta com a presença de especialistas de vários estados do País entre os palestrantes convidados.

“O nível das discussões promovidas e a amplitude do público participante devem fazer com que o salvamento veicular alcance um novo patamar no estado após esse evento”, explica o tenente-coronel Francisco Albert Einstein Arruda, comandante do Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE e organizador do simpósio.

No primeiro dia, Helton Sousa Zeferino, secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, fala sobre os acidentes de trânsito como uma questão de saúde pública. Em seguida, ele se junta aos tenentes-coronéis Moisés Barcelos, do Grupamento de Aviação Operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, e Cláudio Sawaki, da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas/CBMCE, eMichel Cadenas, do Serviço Aeromédico do Paraná, para a mesa-redonda “Atendimento Aeromédico: “rapidez e eficiência”.

No sábado (1º), Michel Cadenas aborda os papéis dos atendimentos pré-hospitalar e intra-hospitalar em incidentes com múltiplas vítimas. Em seguida, o major Carlos Roberto Rodrigues, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo (CBPMESP), presidente da Comissão Nacional de Salvamento Veicular, e o médico Edison Teixeira, presidente da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento, falam sobre o panorama atual do atendimento a vítimas de acidentes automobilísticos no País.

À tarde, o sargento Ednei Fernando dos Santos, do CBPMESP, educador físico com mestrado em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, aborda a extração de vítimas de acidentes automobilísticos e a restrição de movimento da coluna em vítimas de trauma.

Competição de Salvamento Veicular

No domingo (2), o debate cede espaço à prática por meio de uma competição, envolvendo equipes cearenses e potiguares. A 1ª Seletiva Cearense de Salvamento Veicular vai dar oportunidade a bombeiros militares dos dois estados de disputarem vaga na competição nacional, que acontece no segundo semestre. Entre as equipes participantes, destaque para uma formada exclusivamente por bombeiras militares cearenses, que vão dispostas a mostrar que o resgate de vítimas de acidentes automobilísticos é, antes de tudo, uma questão de técnica e inteligência.

Atualmente, o Ceará já conta com uma equipe classificada para o Campeonato Mundial de Salvamento Veicular, que acontece de 12 a 15 de setembro, em La Rochelle, na França.

SERVIÇO

Corpo de Bombeiros realiza 1º Simpósio Cearense de Atendimento a Acidentes Automobilísticos e 1ª Seletiva Cearense de Salvamento Veicular
Período: 31/05 a 02/06
Local: Simpósio – UniChristus (Parque do Cocó); Seletiva – Estacionamento do RioMar Fortaleza
Entrada: Aberta ao público na Seletiva