Suspeito envolvido em crimes contra agências bancárias no Piauí é preso pela PM

7 de maio de 2019 - 18:23 # # # # #

Policiais militares do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) efetuaram a prisão de mais um suspeito envolvido nos crimes contra duas agências bancárias, no estado do Piauí. Dessa vez, a captura ocorreu em território cearense, na cidade de Chaval – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), após uma perseguição policial, na noite dessa segunda-feira (6). Composições do Comando Tático Rural (Cotar) têm apoiado os trabalhos das forças de segurança piauiense nas buscas por suspeitos do crime.

Pedro Henrique Oliveira Moura, natural de Uberlândia, em Minas Gerais, foi preso com um fuzil e usando uma carteira com nome falso. De acordo com as informações dos profissionais de segurança, o suspeito abordou um veículo onde estava uma família, na cidade de Cocal, no Piauí. Com o automóvel, ele seguiu rumo ao estado do Ceará, onde foi visualizado pelas equipes policiais, que saíram em perseguição e conseguiram capturá-lo. Com ele, foi apreendido um fuzil 5.56.

Pedro Henrique se soma aos outros cinco suspeitos que foram presos desde o início das investigações, sendo estes outros identificados por Dyego Harmando Cardoso Rocha, Hassan Rufino Borges Prado Aguiar, Emerson Souza da Silva e Josenverton dos Santos Sousa. Além dos presos, nove suspeitos foram mortos em troca de tiros com os policiais. Foram sete mineiros, Weverson de Oliveira Marçal, Anderson de Freitas Brazão, Jean Gustavo Silva, Tiago Luiz Alves, Maicon Humberto de Sousa Nascimento, Igor da Silva Lima, Lucas Oliveira de Brito; e o piauiense, Antônio Paulo de França, conhecido por “Paulo Madruga”.

O crime

O crime aconteceu no dia 30 de abril, e cinco indivíduos já haviam sido presos pela Polícia Civil do Piauí. Com isso, o cerco em toda a região foi montado, e as diligências permaneceram, o que resultou na localização do bando na região de Cocal. Além disso, outros envolvidos no crime continuam escondidos e são procurados pelas autoridades. Além da arma de grosso calibre apreendida na noite de ontem, foram apreendidos outros dois fuzis, sendo um AK 47 calibre 7.62 e um 5.56; cinco pistolas calibre 9 mm e uma pistola .40; oito coletes balísticos, além de três veículos recuperados e valores em dinheiro que totalizaram R$ 80 mil.

Reforço cearense

O Ceará empregou equipes do Comando Tático Rural (Cotar) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) para auxiliar nos trabalhos policiais na divisa entre os dois estados. No total, cerca de 20 profissionais de segurança cearenses seguiram para o Estado vizinho.

A aeronave Fênix 08 de modelo H135 da Ciopaer estava no Piauí desde a última quinta-feira (2), com o apoio do caminhão-tanque, também da Coordenadoria. Tendo como ponto de apoio o Batalhão de Polícia Militar do Piauí, na cidade de Piripiri, a aeronave auxilia como plataforma de observação, como também por meio do imageamento com câmeras infravermelhas.