Policiais do Cotar apreendem carga de explosivos em Acarape

6 de maio de 2019 - 17:39 # # #

Uma ação realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de equipes do Comando Tático Rural (Cotar) – do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) –, no último sábado (4), resultou na apreensão de vasto material explosivo. O trabalho foi desenvolvido durante vistoria, em Acarape – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) – e teve a participação do Exército Brasileiro (EB). O caso foi levado para o 2º Distrito Policial.

Após uma denúncia, os policiais do Cotar, acompanhados dos militares do EB, seguiram até uma área de mineração situada na zona rural de Acarape, onde foi realizada fiscalização. Durante o trabalho, foi constatado que a empresa responsável pelo serviço de desmontes de rocha tinha a documentação para ter o material explosivo, no entanto essa estava fora da validade. O técnico responsável pela execução, vindo do Piauí, também estava irregular, pois não tinha o atestado necessário para atuar no Ceará.

Com base nisso, foi feita a apreensão de 2.600 kg de Anfo (explosivo produzido pela mistura de hidrocarbonetos líquidos, com nitrato de amônio), 650 kg de emulsão encartuchada; sete espoletins; 15 conectores exel; 1.500 m de cordel detonante NP-5. Cerca de 200 kg de dinamite foram destruídos no local, devido à impossibilidade de remoção do local, pois o material já estava pronto para uso. O restante dos produtos foi transportado para Fortaleza, sob a responsabilidade do Exército Brasileiro.

O caso foi levado para o 2º Distrito Policial (DP), onde foi registrado Boletim de Ocorrência. Na ocasião, foi ouvido o motorista do caminhão que transportava a carga, além do responsável pelo manuseio do explosivo e o responsável pela empresa. Após prestarem depoimento, os três foram liberados. O caso será transferido para a Delegacia Regional de Baturité, responsável pela região onde aconteceu a apreensão.