Polícia Civil do Ceará deflagra operação #PC27 e captura 202 foragidos da Justiça

24 de abril de 2019 - 18:44 # # # #

Duzentos e dois capturados. Este é o resultado final da operação #PC27 deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará, nesta quarta-feira (24). A ação ocorreu simultaneamente em todas as unidades federativas do país. A ofensiva nacional teve como objetivo retirar de circulação foragidos da Justiça que cometeram crimes graves como homicídio, estupro, latrocínio, roubo, tráfico de drogas, participação em organização criminosa, entre outros. No total, foram capturadas 202 pessoas – sendo 183 adultos e 19 adolescentes.

Foram cumpridos mandados de prisão preventivos, temporários e por sentença condenatória, além de mandados de busca e apreensão. Fora os cumprimentos de mandados, foram realizados procedimentos flagranciais por posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e cárcere privado.

O delegado geral da Polícia Civil do Ceará, Marcus Rattacaso, destacou que desde 2018 o Estado é um dos que mais cumpre mandados de prisão durante esse tipo ofensiva realizada em território nacional. “Essa é uma operação que anualmente é formatada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Desde o ano passado, nós somos o Estado que possui o maior índice no cumprimento de mandados. Essa ação tem o caráter preventivo bastante eficiente. Nós conseguimos anualmente executar vários mandados de prisão que estavam em demanda reprimida. Essa ação influi diretamente no controle da criminalidade, pois são pessoas que estavam foragidas e continuavam a delinquir”, explicou Rattacaso.

As ações realizadas em todos os municípios cearenses são coordenadas pelo Departamento Técnico Operacional (DTO) da PCCE e articuladas pelos departamentos de Polícia da Capital (DPC), de Polícia Metropolitana (DPM), de Polícia do Interior Norte (DPI Norte) e Sul (DPI Sul), além dos departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Especializada (DPE) e de Proteção de Grupos Vulneráveis (DPGV). No total, participam da operação 400 policiais civis em cem viaturas.

Ofensiva Nacional
Na manhã desta quarta-feira (24), as Polícias Civis das 27 unidades federativas saíram às ruas para cumprimento centenas de mandados de prisão. A operação nacional, batizada de #PC27, é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC) e tem como objetivo o combate aos mais diversos delitos que assolam a sociedade brasileira, contribuindo para a diminuição da criminalidade.

Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça, após trabalho de investigação. Cada uma das Polícias Civis dos estados e do DF realizou levantamento de inteligência para possibilitar o maior sucesso na operação. O nome Operação #PC27 é uma referência à união e padronização de todas as Polícias Civis do País.