PC realiza operação em Aracati e desmonta esquema de corrupção na Guarda Municipal e Demutran do município

17 de abril de 2019 - 16:39 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Aracati, realizou, na manhã de hoje (17), uma operação intitulada “Efeito dominó” para desmonte de um esquema de corrupção que funcionava na Guarda Municipal e no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) do município de Aracati. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de computadores e pastas com documentos diversos, além de boletos. O material foi apreendido em residências e locais de trabalho dos suspeitos. Além dos cumprimentos de mandados, cinco servidores investigados foram afastados de suas funções públicas.

Conforme o delegado Wagner Luiz, responsável pelas investigações, o caso é investigado há cerca de um mês, após denúncia recebida pela Polícia Civil. O esquema consistia em restituir veículos irregulares – apreendidos por guardas municipais – aos proprietários após pagamento ilícito. Os veículos com restrições e multas eram liberados mediante pagamento de propina. “Existem casos de veículos que foram devolvidos inclusive para pessoas não habilitadas. Em vez de seguir os trâmites de praxe para a regulamentação do bem móvel, algumas pessoas pagavam para esses servidores uma quantia e já tinham o bem ressarcido”, revelou o delegado.

No total, cerca de 50 policiais civis da região e dos Departamentos de Polícia do Interior Sul e (DPI-Sul) e Técnico Operacional (DTO) participaram da operação policial. As ações foram realizadas nos bairros Centro, Pedregal, Nossa Senhora de Lourdes e em Fortim. As investigações sobre o caso prosseguem.