Cerca de 1,5 tonelada de entorpecentes é incinerada pela Polícia Civil do Estado do Ceará

5 de abril de 2019 - 17:44 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) incinerou cerca de 1,5 tonelada de entorpecentes apreendidos em operações policiais realizadas entre o ano de 2002 até este ano. Na manhã desta sexta-feira (5), equipes da Divisão Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) conduziram o material até uma cerâmica, localizada no município de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13, para a queima da droga. Participaram da queima, policiais civis da DCTD, representantes do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Vigilância Sanitária e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

As drogas são oriundas de apreensões e operações policiais desenvolvidas por equipes da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e de unidades da PCCE de diversos municípios do Estado. Foram destruídos vários quilos de maconha, crack, cocaína, além de diversos comprimidos de psicotrópicos e substâncias variadas como anabolizantes, lixo contaminado por droga liquefeita e diversas carteiras de cigarro.

A ação de incineração ocorreu com a autorização da 4ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas e contou também com a escolta da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, além do apoio logístico da Delegacia Geral, por meio da Divisão de Serviços Gerais (Diseg).

As incinerações ocorrem periodicamente, por meio de provocação da Polícia Civil ou determinação judicial de ofício. “Pequenas porções dos entorpecentes são recolhidas, para caso haja algum objeto de questionamento no decorrer das investigações. Assim, a Pefoce pode entrar em ação realizando testes conclusivos” afirmou o delegado Marciliano Ribeiro, coordenador operacional desta ação e adjunto da DCTD.