Reunião do Pacto por um Ceará Pacífico de Sobral destaca redução de homicídios na cidade

7 de fevereiro de 2019 - 16:35 # # # # #

A vice-governadora Izolda Cela e o prefeito Ivo Gomes coordenaram a reunião do Comitê Deliberativo do Pacto por um Ceará Pacífico de Sobral. O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (06), na sede da prefeitura do município, com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, quando foi anunciada a redução de 33,3% no número de homicídios no mês de janeiro em relação ao mesmo período de 2018.

“É muito importante essa união das instituições que compõem o Pacto por um Ceará Pacífico para que nós possamos continuar a trilhar esse caminho de redução da violência. Se todos fizerem a parte que lhe cabem, vamos continuar progredindo”, disse Izolda Cela.

Redução da criminalidade

Na ocasião, o coordenador da Unidade Integrada de Segurança (Unideg), tenente Marcos Paulo da Costa, apresentou alguns dados de redução da criminalidade. Em janeiro de 2019, foram registrados quatro homicídios, dois a menos dos que os seis registrados no mesmo período do ano anterior (redução de 33,3%). A diferença é ainda maior se comparados ao número de assassinatos em 2017 (8 no total), antes da instalação da Uniseg em Sobral. Em 2018, Sobral registrou 102 homicídios, obtendo uma redução de 10,53% em relação às 114 ocorrências de 2017.

Para o secretário de Segurança Publica e Defesa Social (SSPDS), André Costa, o número de homicídios em janeiro no município de Sobral ainda pode diminuir. “Ainda estão sendo investigados dois casos de mortes por outras razões, que não sejam homicídios. O número pode cair pela metade”, afirma.

“Os números mostram que estamos no caminho certo, renovam as nossas energias. E até mesmo a onda de violência que aconteceu no Ceará, serve para que a gente reavalie algumas coisas e continue trabalhando firme para termos uma sociedade mais pacífica”, afirmou Ivo Gomes.

Durante o encontro, também foi tratado a instalação do Departamento de Polícia do Interior (DPI) para o município de Sobral.

Pacto por um Ceará Pacífico em Sobral

O Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico foi criado para debater e planejar políticas intersetoriais entre os órgãos de Segurança do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e suas vinculadas, Secretarias do município, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Gabinete da Vice-governadoria.