Oficiais do CBMCE apresentam artigo científico em encontro nacional de bombeiros

22 de novembro de 2018 - 19:08 # # #

O coronel Luís Eduardo Soares Holanda e os capitães Marcos Aurélio da Silva Lima e Roberto Hugo Martins, da Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), apresentaram, nessa quarta-feira (21), o artigo “As relações do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará com a engenharia e a arquitetura: o programa de estágio do CBMCE”, no XVIII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em Foz do Iguaçu (PR).

“A apresentação da CAT do CBMCE em eventos desse porte só vem a coroar a necessidade de aproximação dos Corpos de Bombeiros com o meio acadêmico a fim de que possamos melhorar a segurança contra incêndio no País”, avalia o coronel Eduardo Holanda. Participaram também da apresentação a tenente Samara Dantas Pinheiro e a soldado Lys Filincowsky Ribeiro Lima, integrantes do Núcleo de Pesquisa Científica (NUPEC) da CAT.

O Programa

O programa de estágio surgiu, por iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), devido ao alto índice de reprovação de projetos de segurança contra incêndio apresentados ao CBMCE. O fato, interpretado como uma consequência do pouco espaço dedicado à segurança contra incêndio nas ementas dos cursos de engenharia e arquitetura, motivou a CAT a propor o programa de estágio às universidades. Os objetivos específicos do programa são difundir os conhecimentos da segurança contra incêndio, ensinar a desenvolver projeto de incêndio e qualificar os estudantes de nível superior que serão inseridos no mercado de trabalho.

No segundo semestre de 2017, o 1° Ciclo do Programa de Estágio iniciou com uma aluna. No primeiro semestre de 2018, o número de estagiários foi para 20. Já o segundo semestre de 2018, o 3º Ciclo contou com 33 estagiários dos cursos de Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, e Engenharia de Produção de três instituições de ensino superior: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Unichristus.