Estelionatário é preso em flagrante na AIS 1
11 de junho de 2015 - 19:11
Investigações realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultaram, nessa quarta-feira (10), na prisão de um estelionatário maranhense. O acusado foi capturado no Centro de Fortaleza, por policiais civis do 34º Distrito Policial (DP).
Natural de Barra do Corda, no Maranhão, Francisco Carlos Cruz Araújo (52) é investigado por aplicar golpes dentro de bancos em diversos Estados do Nordeste. Além disso, ele responde por crime de estelionato no Rio Grande do Norte, onde possui um mandado de prisão em aberto.
Francisco Carlos nem sempre se apresentava com este nome. No ato da abordagem policial, apresentou documentos falsos com o nome de Francisco de Paula Cruz, utilizados, segundo ele, desde 1994. Ele foi preso na Rua Barão do Rio Branco, próximo à agência do Banco do Brasil, conduzido ao 34º DP e autuado em flagrante por falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato.
Com o acusado, os policiais apreenderam cinco crachás falsificados de bancos, como Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, dentre outros; e cerca de 50 cartões subtraídos de vítimas durante os golpes.
Munido de crachás falsificados o acusado se passava por funcionário do banco que ele escolhia para aplicar os golpes. Apurações indicam que ele atuava no Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal, em agências do Centro de Fortaleza.
Geralmente, as vítimas eram idosos que necessitavam de ajuda em transações nos caixas eletrônicos. Munido com o crachá e a desculpa de ajudar, Francisco Carlos se passava por funcionário do banco e se aproximava do cliente. Durante a conversa e, sem que ela percebesse, o acusado pegava a senha e o cartão da vítima e devolvia outro que ele portava. Ele convencia a pessoa de que o procedimento desejado não seria possível e o cliente saía com o cartão trocado.
As investigações sobre o caso iniciaram há três meses. Imagens do circuito interno de segurança de alguns bancos gravaram a ação criminosa. Pelas imagens, Francisco Carlos foi reconhecido por algumas vítimas. Inquéritos policiais já foram instaurados no 34º DP contra o acusado por estelionato. A Polícia espera que, com a divulgação do caso, outras vítimas possam reconhecê-lo e mais inquéritos serem instaurados contra ele.