Engenheiros são indiciados por falha em obra de adutora em Itapipoca

6 de março de 2014 - 11:14

A Delegacia de Crimes contra a Administração e Finanças Públicas (DCCAFP) concluiu o inquérito policial que investigava falhas na execução da obra da adutora de Itapipoca, a 147 quilômetros de Fortaleza. No total, três engenheiros foram indiciados.

Durante as investigações, foram feitas visitas ao local e ouvidos técnicos e operários que trabalharam na obra. Perícias também foram realizadas e, através dos laudos periciais, foi detectada uma série de falhas na execução do projeto. Entre elas, a falta do colchão de material arenoso que deveria servir de berço para tubulação, falha no assentamento da tubulação, além da demasiada exposição da tubulação ao sol.

De acordo com o titular da DCCAFP, delegado Everardo Lima, foi detectado, ainda, o pagamento de um serviço que não foi executado, fato que resultou no indiciamento de Francisco Rodrigues de Lima, engenheiro e proprietário da Empreiteira PWE, empresa contratada inicialmente para execução da obra; e de Jorge Furaty, engenheiro residente pela empresa supervisora Consultores para Obras, Barragens e Planejamento (Coba), contratada pelo Governo para supervisionar a obra. Ambos foram indiciados por falsidade ideológica – Artigo 299 do Código Penal Brasileiro (CPB). Já o engenheiro residente pela Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), José Edvan Dias Arruda, foi indiciado por prevaricação – Artigo 319 do CPB.

O inquérito deverá ser remetido à justiça nos próximos dias.