SSPDS lança Operação Coletivo Seguro

19 de fevereiro de 2014 - 09:13

Em mais um conjunto de ações estratégicas e integradas no combate à violência urbana, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) lançou, na tarde de hoje (18), durante entrevista coletiva, a Operação Coletivo Seguro.

A iniciativa irá integrar ações da Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC) no combate a assaltos, bem como outras práticas criminosas no interior de ônibus, micro-ônibus e vans que circulam diariamente pelas seis Áreas Integradas de Segurança (AIS) da Capital. Cerca de 55 linhas – sendo 40 delas de ônibus e 15 de vans – serão contempladas.

A estratégia da Operação Coletivo Seguro prevê ações que abrangem, desde abordagens a revistas pessoais de passageiros, além de um trabalho de inteligência com policiais dentro dos coletivos e vans.

Segundo a Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, neste primeiro momento o trabalho estará focado nas cinco principais vias de circulação de cada Área Integrada de Segurança (AIS) da capital, tendo como parâmetro, também, as incidências de crimes em cada um delas. O levantamento dessas ações criminosas foi feito com base nas estatísticas oficiais da SSPDS e em informações repassadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e Sindicato dos Permissionários do Transporte Complementar de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindivans).

A Operação Coletivo Seguro começa nesta terça-feira (18) e segue de forma contínua.