Quatro homicidas são presos no Serviluz e Vicente Pinzón

18 de fevereiro de 2014 - 10:14

Neste fim de semana, a Capital recebeu as operações integradas das Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros do Ceará, além de orgãos da Prefeitura de Fortaleza, nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) 2, 3 e 4. Foram feitas ofensivas nos bairros Conjunto Ceará, Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Bonsucesso, Siqueira, Canindezinho e Genibaú, da AIS 2; Vicente Pinzón e Papicu, da AIS 3;  e Messejana, Conjunto Palmeiras, Barroso, Jangurussu, Paupina e Tacrendo Neves, da AIS 4.

Entre as apreensões, foram presos quatro homicidas, procurados pelas Polícias Civil e Militar, responsáveis pelos últimos assassinatos dos bairros Vicente Pinzón e Serviluz. Dois deles, Francisco Joel do Nascimento (23), acusado de homicídio; e Francisco José Siqueira da Silva (29), acusado de lesão corporal, homicídio e porte ilegal de arma; perceberam a ação da blitz da Polícia Militar e fugiram. Na fuga, os acusados acabaram se envolvendo em um tiroteio com os policiais.  Após perseguição, os policiais militares conseguiram prendê-los em flagrante.

Além deles, foram presos também Pedro Lucas de Castro Fernandes (18), conhecido por "Tapioca", acusado de dois homicídios; e Claudionor Matos da Silva (25), conhecido por "Dino", acusado de porte ilegal de arma e homicídio. Entre os objetos apreendidos: três revolveres, quatro tabletes de maconha e uma pistola "Gloc" – a última sob posse de Claudionor Matos.

Segundo o Tenente Coronel Sávio Bezerra, todas essas ofensivas evitaram que mais ações delituosas acontecessem nos bairros, como assaltos e homicídios. O objetivo da operação é de fazer o policiamento preventivo, combatendo crimes contra o patrimônio e preservando a ordem e a segurança pública.

Apreensões nos bairros da AIS 2
Nas as ações feitas nos bairros cobertos pela AIS 2, foram apreendidas quatro armas, dois papelotes de cocaína, 73 pedras de crack e um tablete de maconha. Seis pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal, receptação, tráfico de entorpecentes, ameaça e roubo a pessoa. Além disso, foram feitos três Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCO), sete Boletins de Ocorrência (BO) e dois autos de prisão em flagrante.

Abordagem traz resultados na segurança da AIS 4
Na operação realizada na AIS 4, no fim de semana, foram feitas abordagens de 1.088 motos, 83 carros e 1.881 pessoas. Na ação, foram vistoriados 37 bares, 65 veículos foram notificados, 16 motos detidas, três equipamentos de som recolhidos e feitos dois Termos Circunstanciais de Ocorrência.