SSPDS: Estatística contemplada com verba do Ministério da Justiça

24 de setembro de 2012 - 17:02

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDFS/CE), através da sua recém-criada Assessoria de Análise Estatística e Criminal (AAESC), foi contemplada com verba da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP – Edital 08/2012) do Ministério da Justiça para financiamento de projeto na área de análise estatística e criminal. Os recursos são da ordem de R$ 794.443,87.
 
“Para o sucesso desse pleito foi de fundamental importância o apoio do Secretário da Segurança, Francisco Bezerra”, avalia o professor José Raimundo Carvalho. Segundo ele, o secretário tem sido sensível para as questões científicas, sobretudo às que têm ligação com as ciências estatísticas. “É uma grande virtude de gestor enxergar a estatística como ferramenta para o emprego das forças policiais. E isso, posso testemunhar, o secretário Bezerra tem feito com afinco”, conclui Carvalho.
 
O PROJETO – Desenvolvido pelo professor José Raimundo Carvalho (CAEN/Universidade Federal do Ceará) e por analistas da AAESC, o projeto visa ao aperfeiçoamento e fortalecimento do ambiente de produção e gestão da informação e pesquisa, bem como à produção de diagnósticos e planos de segurança pública no estado do Ceará. A SSPDS/CE obteve a segunda colocação do Brasil, demonstrando a grande maturidade e o alto nível técnico da análise estatística e criminal desenvolvida pela AAESC.
 
Estão previstas aquisições de equipamentos sofisticados de análise estatística e criminal, recursos computacionais de alto desempenho em computação numérica e processamento gráfico, programas computacionais estatísticos e de inteligência. Paralelamente, haverá treinamento da equipe de analistas, e desenvolvimento de parcerias potenciais com universidades e com outras esferas da administração pública federal, estadual e municipal. As atividades do projeto iniciam em janeiro de 2013.

Confira aqui, a íntegra do edital.