Governos e sociedade mobilizam-se contra as drogas

15 de junho de 2010 - 12:41

Durante a semana estão programadas várias atividades contra as drogas, como uma caminhada que acontece dia 20, às 8 horas, em frente ao Náutico

A partir do próximo dia 19, órgãos estaduais, sociedade civil organizada e a população em geral reforçam suas ações contra o uso de drogas no Ceará durante a XII Semana Estadual Sobre Drogas. A solenidade de abertura acontece a partir das 9 horas no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), contando com a presença do titular da SSPDS, Roberto Monteiro, e demais autoridades.

Durante a abertura estão previstas, entre outras atividades, a entrega do Diploma do Mérito pela Valorização da Vida a pessoas físicas e jurídicas que contribuem na solução da problemática das drogas. O titular do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Cepod), Hermann Normando, também lembra que será entregue, durante a abertura da semana, a proposta da minuta da Política Estadual Sobre Drogas, além da sugestão de criação da Secretaria Estadual de Políticas Sobre Drogas.

A semana segue com programações em todo o Estado até o dia 26 de junho. Durante o período estão previstas uma caminhada na avenida Beira-Mar no dia 20, domingo, saindo do Clube do Náutico às 8 horas; palestras de prevenção ao uso de drogas em escolas, como a que acontece no colégio Iolanda Queiroz (vide anexo de atividades); passeatas e campanhas em municípios do Interior, como Almofala e Itarema realizados pela Coordenadoria de Defesa Social (Cods); blitz com distribuição de panfletos na avenida Dedé Brasil; além de incinerações de drogas, que serão realizadas pelas polícias civil e federal (vide anexo de atividades).  

O coordenador do Cepod, Hermann Normando, lembra que a XII Semana Estadual Sobre Drogas acontece paralelamente com a semana nacional. ?O principal objetivo da semana é fomentar na sociedade a discussão sobre a prevenção, o tratamento e o combate às drogas no Estado. Há muito é um problema que saiu da esfera exclusiva da Polícia e que necessita ser tratado em conjunto por todos. Não podemos perder esta batalha?, destaca Hermann.  

Serviço:

O lançamento da Semana Estadual Sobre Drogas acontece a partir das 9 horas no auditório da SSPDS, localizado na avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Saiba mais:

Participam do Cepod 23 conselheiros entre representantes de secretarias, órgãos governamentais e entidades, como Secretaria da Saúde (Sesa), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Desafio Jovem do Ceará.

O Cepod foi instituído pela Lei Estadual nº 14.217 do ano de 2008 e faz parte do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Sised), que supervisiona atividades de prevenção e repressão ao tráfico, ao uso indevido e à produção não autorizada de substâncias que causem dependência seja física ou psíquica.

Os eventos que acontecem durante a semana são organizados pelos órgãos e entidades que compõem o Cepod, além de outras atividades de membros não ligados ao conselho, mas que realizarão atos contra as drogas durante o período.

.

Outras informações:

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Marcos Cavalcante, Nodge Nogueira e Joslen Herbster
Fones: 3101-6517 e 3101-6518
ascom@sspds.ce.gov.br