CIOPAER CONTRIBUI COM RESGATES E OPERAÇÕES POLICIAIS

30 de outubro de 2009 - 00:00

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – Ciopaer, órgão da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), continua realizando atividades diversas no âmbito da segurança pública do Estado. No período compreendido entre 28 de setembro a 28 de outubro, os helicópteros da Ciopaer foram utilizados em diferentes situações, com oito atendimentos mais complexos, inclusive no resgate de quatro pessoas vitimas de acidentes automobilísticos e também em operações policiais que resultaram em apreensão de materiais utilizados em atos ilícitos. Dentre as ocorrências de maior destaque, cita-se a prisão de um assaltante no dia 19 de outubro, no município de Pindoretama, que após a prática de um assalto fugiu em uma motocicleta roubada, tendo sido localizado e preso pela equipe da Ciopaer escondido em um matagal naquele município.

Em outra missão, esta no dia 23 de outubro, o helicóptero Fênix 01 decolou com o objetivo de dar apoio à Operação Terramar, desencadeada pela Polícia Federal, no combate à pesca predatória na região de Icapuí, no litoral cearense. O agente da Polícia Federal Márcio Fabrício Cunto de Oliveira coordenou as ações a bordo da aeronave da Ciopaer, em uma operação que resultou na apreensão de uma pistola calibre 380, um revolver calibre 32, mais de 40 marambaias e ainda vários compressores usados na pesca predatória de lagosta. Outra ação que contou com a participação do pessoal da Ciopaer diz respeito ao caso da viatura de prefixo 1085 do Ronda do Quarteirão que foi recebida à bala por dois criminosos na Avenida José Leon, na Cidade dos Funcionários. Com o apoio aéreo, foram presos os dois agressores e apreendidas uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, além de munições de diversos calibres.

Nesse período, foram atendidos, ainda, policiais em situação de risco durante operações policiais; uma ocorrência de incêndio no bairro Parangaba; e outros resgates de vítimas de acidentes automobilísticos. Além dos atendimentos por intermédio de acionamentos via Ciops, as equipes da Ciopaer também fazem patrulhamentos estratégicos em determinadas regiões da cidade que são previamente escolhidas. Assim, a Ciopaer vem colaborando de forma incisiva em operações de polícia ostensiva, repressiva, de salvamento e de socorro, auxiliando diretamente nas atividades das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br