MAIS UMA DECLARAÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO SECRETÁRIO

6 de outubro de 2009 - 00:00

Declaração de apoio e Solidariedade

Ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, Roberto Monteiro.

Senhor Secretário,

Vimos por meio desta, declarar apoio a sua luta na defesa dos direitos humanos e de imagem dos cidadãos acusados, presos, detidos e sob a custódia do estado.

Parabenizamos a vossa senhoria, por sua visão humanista, seu compromisso com a justiça e com os direitos humanos, e por sua coragem de enfrentar toda a fúria da mídia e das pessoas que se beneficiam direta e indiretamente da exposição compulsória de acusados, detentos e detidos em programas sensacionalistas de televisão.

No Ceará, atualmente, a humilhação de presos e detidos em frente a câmeras de TV para conquistar audiência, já transformou três apresentadores desses programas e um delegado em deputados estaduais, e um apresentador, em vereador de Fortaleza.

Esses mandatos parlamentares, conquistados a partir da ridicularização dos presos, espetacularização da violência e exploração indevida da imagem de pessoas sob a custódia do estado, tem sido postos diariamente a serviço de posturas conservadoras e da manutenção dessa situação de agressão contínua aos direitos humanos.

Os repórteres, e apresentadores desses programas de TV emitem juízo de valor a todo instante sobre os detentos e detidos, formando opinião, e chegando em muitos casos, a "pré-julgar" os acusados. Alguns dos repórteres realizam verdadeiros "interrogatórios" com os acusados e outros fazem humor com a realidade difícil dos presos e detídos.

Essa prática tem estigmatizado comunidades e bairros e passado uma visão preconceituosa e discriminatória da juventude da periferia, que vem sendo mostrada somente através de exemplos de jovens envolvidos com delitos. Esses programas televisivos ocupam mais de dez horas diárias na televisão cearense, e em todo esse tempo utilizado das concessões públicas de comunicação, quase nada é dedicado a exibir casos de engajamento e ação positiva da juventude pobre, que só ver sua imagem associada à criminalidade, drogas e violência por esses programas.

Nos últimos dias, temos assistido a um verdadeiro massacre de sua imagem, pêlos parlamentares apresentadores desses tais programas, e suas equipes de "repórteres inquisitórios". Esses apresentadores com mandato, tem se revezado entre a audiência dos programas policiais e as tribunas da Assembleia legislativa e da Câmara de Vereadores de Fortaleza, tentando jogar a opinião pública contra o Secretário Roberto Monteiro, e atacando aos direitos humanos. Buscando esconder assim, seus reais interesses políticos e comerciais que dependem da manutenção dessas praticas.

Por tudo isso, a sociedade civil de Mundaú, se solidariza com o Secretário Roberto Monteiro, e coloca sua militânda e sua rede de relações sociais e institucionais a serviço do fortalecimento das ações da Secretaria e do Governo do Estado do Ceará, que estejam voltadas para por fim a essa situação de desrespeito aos direitos humanos, e para combater a mercantilização da violênda e da miséria que ainda vitimizam grande parte da juventude de nosso estado.

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo. Então somos companheiros."

Assinam essa nota:

Declaração de Apoio e Solidariedade

Fortaleza, 02 de Outubro de 2009.

Ao Secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará,

Senhor Roberto Monteiro.

Senhor Secretário,

As entidades abaixo assinadas vem por meio desta, declarar apoio a sua luta na defesa dos direitos humanos e de imagem dos cidadãos acusados, presos, detidos e sob a custódia do estado.

Os repórteres, e apresentadores desses programas de TV emitem juízo de valor a todo instante sobre os detentos e detidos, formando opinião, e chegando em muitos casos, a ?pré-julgar? os acusados. Alguns dos repórteres realizam verdadeiros ?interrogatórios? com os acusados e outros fazem humor com a realidade difícil dos presos e detidos.

Nos últimos dias, temos assistido a um verdadeiro massacre de sua imagem, pelos parlamentares apresentadores desses tais programas, e suas equipes de ?repórteres inquisitórios?. Esses apresentadores com mandato, tem se revezado entre a audiência dos programas policiais e as tribunas da Assembléia legislativa e da Câmara de Vereadores de Fortaleza, tentando jogar a opinião pública contra o Secretário Roberto Monteiro, e atacando aos direitos humanos. Buscando esconder assim, seus reais interesses políticos e comerciais que dependem da manutenção dessas práticas.

Por tudo isso, as entidades da sociedade civil abaixo assinadas, se solidarizam com o Secretário Roberto Monteiro, e colocam sua militância e sua rede de relações sociais e institucionais a serviço do fortalecimento das ações da Secretaria e do Governo do Estado do Ceará, que estejam voltadas para por fim a essa situação de desrespeito aos direitos humanos, e para combater a mercantilização da violência e da miséria que ainda vitimizam grande parte da juventude de nosso estado.

?Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo. Então somos companheiros.?

• Movimento Hip Hop Organizado do Brasil (MH2O)

• ONG Artitude de Rua

• MIRA (Núcleo de Mulheres)