Operações reduzem ?Saidinhas Bancárias? no Estado

9 de junho de 2009 - 00:00

A Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS, em parceria com as polícias Civil e Militar vem realizando operações no sentido de identificar autores das chamadas “saidinhas bancárias” no Estado do Ceará e, particularmente, em Fortaleza. Em 2009, as investigações tiveram início no final de fevereiro e já no mês de março notou-se uma redução nesse tipo de assalto. Nos dois primeiros meses deste ano, essa modalidade de roubo atingiu a marca de 80 registros, sendo 40 em janeiro e igual número no mês seguinte. Já no mês de março notou-se uma queda nos índices das “saidinhas bancárias”, com o número caindo para 30 registros.

Os trabalhos investigativos tiveram prosseguimento nos meses seguintes, quando evidenciou-se uma diminuição acentuada no número de casos, com 27 ocorrências em abril e 19 no mês de maio, período em que as investigações desse tipo de delito atingiram seu ponto alto, com a prisão de uma quadrilha interestadual composta de 12 pessoas, com atuação em outras praças, inclusive no vizinho Estado do Piauí, onde sete integrantes do bando especializado nesse tipo de assalto foram presos. Fazendo-se um comparativo entre os meses de janeiro (40 casos) e maio (19 casos), chega-se a um percentual de redução de mais de cinquenta por cento.

A Coin acompanha diariamente, de forma minuciosa, o mapa de ocorrências registradas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança – Ciops. Os relatórios servem de base para análise e, consequentemente, para a realização dos trabalhos investigativos.  No  sucesso das operações, ressalta-se, também, a participação decisiva das polícias Civil e Militar, resultando nas prisões dos envolvidos. As operações contam, ainda,  com o apoio e acompanhamento do Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gecoc.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85)3101.6518 – 3101.6519 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br