POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS: Primeira reunião foi bastante concorrida

21 de maio de 2009 - 00:00

O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas- Cepod – realizou na quarta-feira, dia 20, no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sua primeira reunião ordinária com a participação dos conselheiros que foram empossados no último dia 13, no Palácio Iracema. O secretário adjunto da SSPDS, José Nival Freire, abriu o encontro saudando os presentes e falando da importância de todos na implantação de uma política eficiente por parte do Estado no trato com as questões ligadas ao combate, tráfico e uso de substancias entorpecentes.

A reunião inicial do Cepod contou com a presença de todos os conselheiros titulares, além de um grande número de suplentes. Na ocasião, foram eleitos os presidente e vice-presidente do Conselho. Em votação aberta, o atual coordenador, José Herman Normando Almeida, foi aclamado presidente, enquanto a representante da Secretaria da Saúde, Juliana Mara de Freitas Sena, foi eleita para ocupar o cargo de vice-presidente do Cepod. Além da eleição para os cargos majoritários, o encontro proporcionou um amplo debate sobre o regimento interno, ficando decidido que o mesmo será adaptado e avaliado para, no final, resultar na criação de uma minuta de decreto. A efetivação dessa idéia será discutida na próxima reunião que acontecerá no dia três de junho.

Em seu pronunciamento, o secretário estadual de esportes e conselheiro do Cepod, Ferrúcio Feitosa, sugeriu a elaboração de uma planilha de custeio para que o Conselho possa estender,  de forma efetiva,  suas ações ao interior do Estado. O documento  deverá ser encaminhado ao governador Cid Gomes para apreciação. A proposta de Feitosa foi bem recebida pelo grupo. Em seguida, outros representantes se pronunciaram, todos levantando questões relativas à causa da prevenção, combate e tratamento da dependência química, assunto que desperta atenção de todas as camadas da sociedade. .

O presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, Herman Normando mostrou-se bastante animado com os resultados da primeira reunião do Cepod: “o encontro foi excelente, importantes assuntos foram discutidos e a presença maciça dos conselheiros traduz-se como um fator bastante positivo porque demonstra o interesse de todos na implantação de novas políticas que venham a amenizar a questão da dependência química em nosso Estado”. Ele concluiu de forma otimista: “as ações serão desenvolvidas e os resultados virão”.

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6517 – 3101.6518 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br