EMPOSSADOS MEMBROS DO CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

19 de maio de 2009 - 00:00

O novo Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas foi instituído pela Lei Estadual nº 14.217, de 03 de outubro de 2008 e faz parte do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Sised) que atua na prevenção e repressão ao tráfico, ao uso indevido e à produção não autorizada de substâncias que causem dependência física e/ou psíquica, além de desenvolver trabalhos de recuperação, tratamento e reinserção de dependentes. O coordenador do Cepod, Herman Normando, de forma direta, resume a finalidade do órgão: ?O objetivo é promover a política estadual de prevenção às drogas e tratamento de dependentes químicos, tendo em vista a grande necessidade?. Normando complementa que as ações serão desenvolvidas, principalmente, com foco na educação, capacitando professores de estabelecimentos de ensino público para que "aprendam a lidar com o problema" que hoje é uma realidade no meio estudantil. As atividades esportivas e culturais, instrumentos importantes na retirada dos jovens do caminho das drogas, também serão incrementadas.

O Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas  é composto por 23 membros titulares e igual número de suplentes, dentre representantes das Secretarias Estaduais e da Sociedade Civil nomeados pelo Governador do Estado. Terão representação junto ao Cepod os seguintes órgãos e seus respectivos membros:

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
José Herman Normando Almeida (titular) e Francisco  Erivaldo Gomes de Araújo (suplente)

Secretaria da Justiça e Cidadania
Christine Pessoa Costa Lima (titular) e Ana Maria de Oliveira Bicho (suplente)
Juliana Mara de Freitas Sena (titular) e Zita Maria da Rocha (suplente)
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Renata Sofia Andrade Reis de Oliveira (titular) Solange Maria  Pinheiro Praxedes (suplente)
Secretaria da Educação
Amália Barreto Lima Mesquita (titular) e Fátima Lucrécia Colares Teófilo de Oliveira (suplente)
Secretaria do Esporte
Ferrucio Petri Feitosa (titular) e Robson de Oliveira Veras (suplente)
Secretaria da Cultura
Alda Maria Araújo de Oliveira  e  Rosângela  Araújo da Silva
Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral
Renato Pinheiro Nunes (titular) e Sandra Maria Gomes de Oliveira (suplente)
Polícia Federal
José Glayston Araújo dos Santos (titular) e Daniel Guimarães dos Santos (suplente)
Ministério Público Estadual
Francisco Edson de Souza Landim (titular) e Antônio Iran Coelho Sírio (suplente)
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE)
Marcos de Holanda (titular) e Carlos Davi Martins Marques (suplente)
Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC)
José Ájax Nogueira Queiroz (titular) e Roberto Wagner Bezerra de Araújo (suplente)
Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF/CE)
Marize Girão dos Santos (titular)  José Márcio Machado Batista (suplente)
Conselho Regional de Psicologia (11ª Região)
Katiana Moura Rocha (titular) e  Adriana  de Alencar  Gomes Pinheiro (suplente)
Conselho Regional de Serviço Social (3ª Região)
Mônica Silan de Oliveira (titular) e  Maria  Aila  Lemos de Sousa (suplente)
Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (COREN/CE)
Osvaldo Albuquerque Sousa Filho (titular) e  Álvaro Alberto  de Bittencourt Vieira (suplente)
Desafio Jovem do Ceará
Francisco Eudson Matias da Silva (titular) e Danielle Simão de Figueiredo (suplente)
Associação Cearense de Imprensa
Maria Ivonete Moreira Maia (titular) e Antônio Sérgio Bonfim (suplente)
Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE)
Daniela Amaral Silva (titular)  e Antônio Weber Magalhães Monteiro Neto (suplente)
Federação das Indústrias e Comércio (FIEC/SESI)
Conceição de Maria Cid Pereira e Rosemeyre Anastácio da Silva (suplente)
Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd)
Francisco Austregésilo Rodrigues Lima (titular) e Vladimir Feijó Frota (suplente)
Centro de Defesa de Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza
José Élio Correia de Freitas (titular) e Francisca Jacqueline  Cavalcante Sampaio Paiva (suplente)
Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Manoel de Castro (titular ) e Sineval Roque (suplente)

O mandato dos conselheiros titulares e suplentes, conforme o Decreto Estadual nº 29.661, de 03 de março de 2009, é de dois anos, sendo permitida uma recondução ao cargo.

NOTÍCIAS:

LEILÃO DE BENS APREENDIDOS SUPERA AS EXPECTATIVAS

Oitenta por cento da arrecadação serão destinados a programas de prevenção ao uso de drogas e tratamentos de dependentes no Ceará. Leia mais

.

Assessoria de Comunicação da SSPDS