JORNADA DE DIREITOS HUMANOS SUPERA EXPECTATIVAS

26 de março de 2009 - 00:00

A Jornada Formativa de Direitos Humanos, etapa de Fortaleza, encerrada nesta quinta-feira, 26, foi considerada sucesso absoluto pelos promotores do evento. Foram quatro dias de debates e trocas de experiências envolvendo formadores e operadores da área de segurança pública. Com uma participação expressiva de policiais civis, militares, bombeiros militares, guardas municipais, peritos e agentes da Polícia Federal, o evento apresentou uma média de 80 participantes/dia. A jornada foi realizada no Hotel Beira Mar, localizado na orla marítima de Fortaleza.

Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a jornada contou, na solenidade de abertura – realizada  na segunda-feira, dia 23 –  com a presença do titular da pasta da Segurança Pública, Roberto Monteiro, que fez uma explanação sobre a importância da preservação dos direitos humanos em todos os segmentos da sociedade, em especial na atividade policial. Monteiro ressaltou, ainda, que a observância desses preceitos legais faz parte da modernização e humanização dos órgãos de segurança no Estado. Na mesma ocasião, os integrantes da Jornada Formativa de Direitos Humanos tiveram a oportunidade de ouvir uma mensagem do Secretário Nacional da Segurança Pública, Ricardo Brisolla Balestreri, ressaltando a importância da formação e capacitação do policial para o bom desempenho de suas funções. 

As palestras estiveram a cargo dos instrutores Rosa Maria Gross de Almeida, Jéferson Magalhães dos Santos e Julio Alejandro Quezada Jélvez, todos com vasta experiência na formação de operadores de segurança pública. Os temas levados à discussão foram “O Processo de Desumanização e o Papel Pedagógico dos Operadores de Segurança Pública”; “Breve Histórico da Formação do Estado Brasileiro: A Cada Modelo de Estado, Um Modelo de Polícia” e “Direitos Humanos e Atuação Policial”. Ao final de cada módulo, os participantes reuniam-se em grupo para discutir os temas abordados, apresentando, em seguida, os trabalhos elaborados e conclusões tiradas. Um detalhe ressaltado pelos orientadores foi interação e o dinamismo entre os diferentes grupos. Policiais civis e militares – presentes em maior número – deram um exemplo de integração nas discussões dos temas e elaboração dos trabalhos, fortificando os laços de união entre as duas instituições.

Ao final da formação, os participantes parabenizaram os promotores do curso, ressaltando a importância desse tipo de evento. O major Tomaz de Aquino, do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará, aprovou a iniciativa da Senasp: “Eu vejo com bastante alegria essa iniciativa da Senasp em promover o curso, já que o tema Direitos Humanos é sempre bem vindo ao meio policial, para que sempre possamos trabalhar dentro dos ditames da lei”. Já o professor Julio Alejandro Jévez elogiou o grupo participante: “Com relação aos profissionais aqui presentes, a gente pôde observar que eles já tem um entendimento daquilo que são as modalidades contemporâneas de policiamento e daquilo que deve ser superado, o que facilita a aplicação de novos procedimentos e novas estratégias que devem vir a compor uma nova segurança pública”. No encerramento dos trabalhos, os participantes preencheram uma ficha de avaliação sobre os instrutores e o conteúdo da Jornada Formativa de Direitos Humanos, observando pontos positivos e negativos.
 

Outras informações:
Jornalistas Angélica Martins e Nodge Nogueira
Assessoria de Comunicação da SSPDS
Fones: (85) 3101.6518 – 3101.6519 (fax)
ascom@sspds.ce.gov.br