DDM de Sobral realiza ação contra violência doméstica e promove palestra do Outubro Rosa

10 de outubro de 2018 - 16:34 # # #


A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sobral realizou nesta quarta-feira (10), atividades para as mulheres que são acompanhadas pelo Centro de Referência da Mulher Ana Soraia Galdino e para o público em geral que estava na unidade policial aguardando atendimento. A ação foi uma oportunidade para orientar e conscientizar as mulheres sobre a violência doméstica e suas tipificações. Uma palestra sobre o câncer de mama e como fazer o autoexame também foi ministrada, para marcar a chegada do mês de outubro e as ações da campanha “Outubro Rosa” .

Servidores da delegacia especializada começaram o turno da manhã com uma palestra abordando os tipos de violência doméstica e suas especificações. Logo em seguida, foi apresentada aos presentes o passo a passo para identificar a violência doméstica, além de como registrar a agressão. Orientação psicológica e judicial também foram disponibilizadas para todas as mulheres vítimas de violência doméstica ou que já receberam atendimentos nos postos da rede pública de saúde.

Conforme a delegada titular da especializada “muitas mulheres não sabem que o xingamento também é considerado violência. E infelizmente, para essas mulheres, que recebem esse tipo de tratamento ofensivo, somente consideram violência quando há lesão corporal. Portanto, desmistificar isso é muito importante”, afirmou Adriana Savi.

Sobre os cuidados da saúde da mulher, a enfermeira Andréia Ximenes, que ministrou a palestra sobre o câncer de mama, ressaltou a importância do toque. “A prática do toque é a maneira mais eficaz de conseguir o diagnóstico precoce e tratar o quanto antes possível”. A profissional apresentou medidas de prevenção à doença e como realizar adequadamente o autoexame.

Para encerrar as ações, um café da manhã foi oferecido para todos, como forma de confraternizar e comemorar o sucesso das atividades. No total, 35 mulheres participaram das palestras e da orientação do autoexame.