Aesp forma 17 novos cavaleiros para atuar no Regimento de Polícia Montada

3 de julho de 2018 - 19:12 # # #

Nesta terça-feira (3), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou 17 novos cavaleiros que irão compor o efetivo do Regimento Montado da Polícia Militar do Ceará. A unidade responsável pela realização do policiamento a cavalo, em eventos desportivos, no policiamento ostensivo ou em ações de controle de distúrbios civis, responsável principalmente, pelo apoio a eventos com grandes concentrações de pessoas e em lugares de acesso restrito; auxiliando assim, as demais unidades operacionais de segurança pública.

A capacitação de 300 horas/aula foi realizada nas instalações do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil, localizado no Cambeba, e incluiu instruções teóricas e práticas de didática equestre; técnica de policiamento montado; instrução de equitação; controle de distúrbios civis a cavalo; ordem unida a cavalo; instrução do cavaleiro; iniciação e adestramento do cavalo policial militar; higiene e profilaxia; segurança a cavalo; tiro policial montado, entre outros assuntos que preparou os profissionais para realizar operações de prevenção, restabelecimento e manutenção da ordem pública no policiamento montado da Polícia Militar do Ceará.

Durante a solenidade de encerramento, o comandante do Policiamento Especializado (CPE), Coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, desejou sorte aos novos cavaleiros e reafirmou a importância do treinamento técnico na atividade de policiamento montado. “O policiamento montado é uma atividade extremamente técnica, com certeza, o Ceará ganha muito a partir de hoje, com esses novos 17 formandos em policiamento montado. Ganha o Estado, ganha vocês em conhecimento, ganha nós – Polícia Militar – com mais homens especializado, tudo em prol de uma melhor segurança pública”, pontuou o oficial.

O secretário Executivo da Aesp, Nartan da Costa Andrade, realizou a entrega dos troféus aos homenageados e do Certificado de Honra ao Mérito Intelectual ao aluno que obteve o 1º lugar no curso, soldado PM Fernando Alves Bayer Vital. Esta foi a 17ª edição do Curso de Policiamento Montado (CPMON).