Segurança será reforçada para XIX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

20 de junho de 2018 - 17:21 # #

Foto: Kaio Machado

O trajeto e o entorno da XIX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará terão segurança reforçada, neste domingo (24), na Avenida Beira Mar. Representantes das forças de segurança do Estado e de órgãos de trânsito e transporte da Prefeitura de Fortaleza apresentaram, nessa terça-feira (19), os detalhes do plano operacional que entrará em funcionamento antes, durante e após o evento. A parada terá concentração, a partir das 15 horas, em frente à Barraca do Joca/Hotel Beira Mar, e partirá em direção ao Aterro da Praia de Iracema.

Segurança

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) vai disponibilizar 105 PMs, que ficarão distribuídos pelo percurso da parada e nos cruzamentos dos entornos e ao longo do calçadão da Avenida Beira Mar. Os agentes da segurança atuarão com apoio de sete viaturas e nove motopatrulhas. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) vai reforçar a delegacia plantonista da região (2º Distrito Policial) com objetivo de atender a demanda gerada pelo evento, além disso, a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) seguem de plantão. Ao todo, serão 29 policiais civis e sete agentes disponíveis para qualquer incidente. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) levará duas viaturas de Resgate, além de bombeiros lotados na Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), que farão a vistoria dos trios elétricos utilizados no evento.

Trânsito

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) atuará nos eixos de fiscalização, salvamento aquático e acompanhamento do evento em geral, disponibilizando um total de 54 guardas municipais nas diversas funções. Além disso, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) dará apoio no trânsito do entorno desde o dia anterior (23), ajudando no estacionamento dos trios e organizando e monitorando o fluxo local, visando minimizar os impactos no entorno. “Recomendamos o uso dos transportes públicos ou compartilhados, para facilitar o acesso ao local. Além disso, peço que todos respeitem os espaços públicos, seguindo as leis e normas de segurança”, afirmou o chefe do Núcleo de Operações da AMC, Wellington Cartaxo.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) terá 41 ônibus extras à disposição em sete terminais de integração, a partir de 10 horas de domingo (24) até 1 hora de segunda (25). Como o evento acontece em um domingo, os passageiros poderão usufruir do benefício da Tarifa Social e irão pagar R$ 2,80 (inteira) e R$ 1,20 (tarifa estudantil) nas passagens de ônibus e vans.

Temática

A Parada pela Diversidade Sexual tem como objetivo contribuir para o empoderamento e para a mobilização política da população LGBT, visibilizando suas bandeiras de luta. O evento é realizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e conta com as parcerias da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, pertencente à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), órgãos governamentais e Movimento Social LGBT.

Neste ano, a Parada pela Diversidade Sexual do Ceará tem como tema “O genocídio continua! A luta é todo dia, por Dandara, Marielle e por todas!”. Além do evento, uma programação alusiva ocorre durante todo este mês, pois, em 28 de junho, é comemorado o Dia Municipal da Consciência LGBT. Estão previstas rodas de conversas, seminários, manifestos e eventos em prol da causa.

À frente da realização do evento, Dário Bezerra, coordenador de projetos políticos do Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB), ressaltou a importância do ato. “Quando colocamos uma temática em que denunciamos o genocídio, um extermínio de uma população, isso passa a ser muito além da celebração da vida, isso passa a ser um grito de luta de todo um grupo que sofre cotidianamente. Então, a minha expectativa maior é a sensibilização da sociedade em um geral para essa problemática, é fazer com que o maior número de sujeitos, independentemente de sua orientação sexual, se envolvam nesse processo de garantia de direitos e cidadania plena e dos direitos humanos”, afirmou.

XIX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará
Data: 24/06 (Domingo)
Programação oficial:
15h – Concentração (em frente à Barraca do Joca/Hotel Beira Mar)
16h30 – Hino Nacional
17h20 – Saída da Parada
18h – Minuto de silêncio e protesto contra a LGBTfobia
18h30 – Continuação do percurso
22h – Encerramento (antes do Aterro da Praia de Iracema)

*Com informações da Prefeitura de Fortaleza.