Aesp inicia capacitação de profissionais de segurança para atuar como Técnico em Apoio Solo na Ciopaer

19 de junho de 2018 - 15:47 # # #

Fotos: Anny Almeida (Ascom Aesp)

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), iniciou nesta segunda-feira (18), a capacitação de mais uma turma do Curso de Formação de Técnico em Apoio Solo. Ao todo, 35 profissionais participam deste treinamento, sendo 30 policiais militares e cinco policiais civis.

De acordo com o coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), delegado Aristóteles Tavares Leite, é a equipe de apoio solo que realiza o suporte logístico, manutenção e apoio à tripulação de voo. Ele destaca a importância destes profissionais para que as operações ocorram com segurança. “O apoio solo é responsável pelas instalações das bases de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, e também responsável pela segurança dos pátios dessas bases, dos abastecimentos, da sinalização de aeronaves. Então, é um rol de atribuições que muito contribuem para que o voo ocorra de maneira satisfatória. Embora esse pessoal fique sempre em solo, mas o treinamento que eles recebem e as atividades que eles desempenham são importantíssimas para que a gente tenha segurança também durante o nosso voo”, explicou Tavares.

A capacitação possui 60 horas/aula e contempla instruções teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar; conhecimento básico sobre aeronaves e segurança operacional; operação com veículos e abastecimento de aeronaves; prevenção e combate a incêndio; ética, cidadania e direitos humanos; segurança de aeroportos e sinais para manobrar no solo e regulamentação da aviação civil; entre outros conhecimentos.

A aula inaugural foi ministrada pelo relações públicas da Ciopaer, tenente-coronel PM Marcus Costa, que apresentou a estrutura e o funcionamento da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas aos novos discentes. A previsão de término do curso é para o dia 29 de junho.