Revista especializada destaca atuação do CBMCE no atendimento a tentativas de suicídio

18 de junho de 2018 - 16:14 # #

A Edição 111 da Revista Emergência põe em destaque a foto de um simulado do II Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS) promovido pelo CBMCE. O cenário, de simulação de tentativa de suicídio com utilização de gás na cozinha do Centro de Apoio ao Sujeito em Luto (CASULO), instituição que atende pessoas em situação de perdas, bem como comportamento suicida e/ou sobreviventes. A foto foi registrada pelo soldado Gilseppe Bonazzi e retrata o major Edir Paixão dialogando com outro militar, que interpreta um suicida.

O CBMCE tem se notabilizado pelo apoio a outros Corpos de Bombeiros do Brasil na estruturação de atendimento padronizado, humanizado e científico nas complexas ocorrências de tentativa de morte voluntária. Uma terceira edição do curso foi realizada na cidade de Campina Grande, na Paraíba, e uma quarta nas cidades de Recife e Abreu e Lima, em Pernambuco, com um total de 109 bombeiros formados até o momento.

De 2 a 7 de julho será a vez da cidade de Maceió, em Alagoas, que receberá quinta edição do curso. Desta vez, com a participação de quatro instrutores do CBMCE e de dois recém-formados no estado de Pernambuco.

“A prevenção de suicídios é dever de todos e o Corpo de Bombeiros, como primeiro respondedor, deverá fomentar a parceria e união de esforços na luta pela vida. Somente com a solidariedade e trabalho sério e conjunto poderemos diminuir os alarmantes números de suicídios no Brasil”, explica o major Edir.