BPMA apreende diversas espécies da fauna brasileira e armas em ações na AIS 17

18 de junho de 2018 - 17:01 # #

Agentes do Batalhão de Policia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam diversas espécies da fauna brasileira, armas e munições durante ações nos municípios de Irauçuba e Itapipoca, ambos na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). A ação policial aconteceu, nesse domingo (17), e resultou em seis armas, 125 munições e 13 aves. Duas pessoas que estavam com os materiais foram conduzidos à delegacia, onde foram autuadas por crime ambiental e posse irregular de arma de fogo.

A primeira ação aconteceu na fazenda Campinas, na zona rural de Irauçuba, após os PMs verificarem uma denúncia anônima. Um homem de 50 anos, sem antecedentes, foi detido na propriedade com uma espingarda calibre 32, 15 cartuchos cal 38 intactos, 14 cartuchos de calibres 20, 32, 40 e 38, além de três aves da fauna brasileira, cujo proprietário não apresentou autorização para criação dos animais. O homem foi conduzido até a Delegacia Regional de Itapipoca, onde foi realizando um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental e por posse irregular de arma de fogo. Foi arbitrada fiança ao homem, que irá responder em liberdade.

No sítio Araturi, zona rural de Itapipoca, os militares detiveram um outro homem de 50 anos, sem antecedentes, por posse irregular de arma de fogo e crimes ambientais. Na propriedade dele, foram encontrados dois rifles, duas espingardas de pressão e uma pistola calibre 22, 96 munições de calibres variados, três recipientes com chumbo, espoleta e pólvora, além de 10 aves sem autorização para criação em cativeiro.

Todo o material apreendido foi conduzido para a Delegacia de Itapipoca, onde foram dados encaminhamentos necessários. Os animais foram entregues aos policiais militares para serem apresentados ao escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), já as armas e munições foram encaminhadas para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).