Aesp forma a primeira turma do Curso Tático Policial Feminino do Estado do Ceará

15 de junho de 2018 - 18:31 # # #

Depois de quatro semanas de treinamento intenso, um grupo de 13 mulheres – sendo seis policiais militares, quatro policiais civis, duas policiais federais e uma agente da Perícia Forense – concluiu com êxito a primeira turma do Curso Tático Policial Feminino. A capacitação, pioneira no Estado, foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), com o objetivo de desenvolver a expertise operacional das mulheres que compõem o efetivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e proporcionou a melhoria das condições físicas, técnicas, táticas, psicológicas e intelectuais das participantes para que elas atuem em missões complexas e com elevado nível de dificuldade.

De acordo com o secretário da SSPDS, André Costa, a iniciativa é uma forma de reconhecer e valorizar o papel das mulheres na segurança pública, além de propiciar o aumento da atuação feminina dentro dos quadros operacionais. “Outros países do mundo já usam um percentual bem maior de policiais femininas, e eles destacam algumas vantagens, como por exemplo, quando se fala de policiamento de aproximação, o feminino tem mais facilidade com a população em geral. Estudos fora do País apontam também que o nível de corrupção dentro das policiais femininas é menor e uma serie de fatores que a gente percebe que vale a pena investir nelas, e reconhecer que o lugar de mulher é onde ela quer estar. Então, elas querendo realmente estar nas ruas, participar das missões mais difíceis, que demandam os conhecimentos mais exigentes e específicos, que elas tenham plena capacidade de cumprir com essas missões”, pontuou André.

O treinamento contou com instrutores do Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Unidade Tático Operacional (UTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), que são especialistas na área, e abordou diversos assuntos como: atendimento pré-hospitalar; técnicas operacionais policiais; noções de controle de distúrbios civis; defesa pessoal; direção veicular; tiro de combate; sobrevivência policial e rapel tático policial.

“O curso, apesar de ser voltado exclusivamente para a mulher, em nenhum momento, ele foi diferenciado do masculino, o grau de dificuldade foi extremo. Tivemos que enfrentar situações reais e não nos trataram melhor, pelo fato de sermos mulheres. As instruções foram iguais, todo o corpo de instrutores nos relataram isso, então, esse curso veio para engrandecer esse lado feminino”, avaliou a auxiliar de perícia Eveline de Sousa Lopes, única representa da Pefoce a concluir a capacitação.

O encerramento do curso aconteceu na noite dessa quinta-feira (14), na Aesp, e reuniu autoridades do sistema de segurança, instrutores e familiares das alunas, em uma solenidade emocionante, com direito a manobras de desembarque tático em helicóptero, demonstrações de rapel tático e controle de distúrbios civis. Tudo executado ao vivo pelas formandas que, a partir de agora, são conhecidas como as primeiras “atenas” do Estado do Ceará.

Fotos: Cícero Oliveira