Bombeiros capacitam-se para emergências com produtos radioativos

13 de junho de 2018 - 17:54 # #

Treze bombeiros militares do Ceará concluíram nesta quarta (13) o Curso de Manutenção em Ações Preventivas com Emergência Radiológica promovido pelo CBMCE em parceria com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) – Distrito de Fortaleza.

O curso teve duração de 50 horas e cobriu uma ampla gama de tópicos relacionados a energia e radioatividade, como Princípios de Proteção Radiológica, Categorização de Fontes de Radiação Ionizante, Acidentes Radiológicos no Mundo, Efeitos Biológicos da Radiação e Transporte de Material Radioativo.

“A prioridade foi estabelecer meios mínimos necessários para o pronto atendimento em emergência que envolva produtos com radiação ionizante em nosso estado”, explica o segundo-tenente Pedro Ananias Gomes Catanho, um dos monitores do curso.

A ideia de um curso na área surgiu após o incêndio recente no Centro de Distribuição dos Correios em Fortaleza. Na ocasião, foi identificado um equipamento com produto radiológico, ainda que de baixa emissividade de radiação.

“Existem em nosso estado cinco cidades que possuem produtos radiológicos de nível 2, o segundo maior na escala de radiação ionizante. Estão em Fortaleza, Eusébio, Sobral, Maracanaú e Juazeiro, todos utilizados para a produção de fármacos. Por isso, é fundamental que o Corpo de Bombeiros esteja preparado para atuar em uma eventual emergência radiológica”, explica Ricardo Elias de Miranda Candeiro, doutor em engenharia nuclear e instrutor do curso.