Curso de DNA Forense realizado na Pefoce recebe peritos de 15 estados do Brasil

11 de junho de 2018 - 16:04 # # # #

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (11), a abertura do “Curso Avançado em Análise Genética de Amostras Complexas STRs e DNA Mitocondrial”, na sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em Fortaleza. O curso é realizado em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). O congresso iniciado nesta manhã reúne cerca de 60 peritos de 15 estados do Brasil e se encerra no próximo dia 15 (sexta-feira).

Os participantes do curso foram recepcionados pela banda de música da Polícia Militar do Ceará (PMCE) ao som de “New York, New York”, de Frank Sinatra. O grupo recebeu as boas-vindas das autoridades locais e convidados de honra. O supervisor do Núcleo de Perícia em DNA Forense da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf), Júlio Torres, realizou a abertura do seminário. Dando sequência, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), André Costa; o perito Geral do Ceará, Ricardo Macêdo; o diretor da Aesp, tenente-coronel Juarez Júnior; e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), coronel Heraldo Pacheco, compuseram a mesa oficial da solenidade.

Em sua fala, André Costa enfatizou a importância do trabalho tecnocientífico, ressaltou os investimentos realizados em desenvolvimento de tecnologia, formação e qualificação dos servidores. “Aqui, a gente tem feito um trabalho muito forte acreditando nesse caminho da ciência. Estamos desenvolvemos um trabalho pioneiro em nível de Brasil. Hoje, temos 130 servidores empenhados no desenvolvimento de tecnologias para a segurança pública”, comentou. André Costa também elogiou o trabalho de formação de novos servidores desenvolvido pela AESP-CE e comentou sobre o edital para o concurso de contratação de novos servidores para a Pefoce, que será realizado ainda neste ano.

O objetivo do curso é difundir novos estudos e experiências que estão sendo desenvolvidas no campo da tecnologia do DNA Forense, tais pesquisas impactarão na otimização dos resultados de perícias na área da genética forense, consequentemente, na confecção de provas mais contundentes no processo investigativo. Para a realização deste simpósio, foram convidados peritos especializados e de referência no assunto. Já o perito Geral, Ricardo Macêdo, destacou a importância da troca de informações entre os participantes. “É muito bom vê pessoas de vários Estados juntos. Aqui no Ceará nós temos buscado esse caminho de procurar conhecimento fora e fortalecer a integração entre os Estados, entre os profissionais”, disse Ricardo Macêdo.

Congressistas

O curso é ministrado por dois peritos especializados: Jorge Freitas, que é bacharel em bioquímica, mestre e doutor em bioquímica e imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua desde 2006 com genética forense. Desde então, trabalha como científico da linha de Identificação Genética na empresa Prodimol/Promega e, desde 2009, como Perito Criminal Federal no Instituto Nacional de Criminalística em Brasília/DF. É gerente técnico do laboratório de genética forense desde a sua acreditação na norma ISO 17025 em 2014 e foi o responsável pelo desenvolvimento, aplicação e implementação de estudos de validação de métodos, incluindo aqueles necessários para a interpretação de perfis genéticos de misturas, comuns na rotina do laboratório.

A outra palestrante é Silvana Magna Cavalcante do Monte, bióloga, mestre em genética pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Silvana é doutoranda em Genética e Genômica Humana pela Universidade de Granada – Espanha. Perita Criminal Classe Especial do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC-PB). Responsável pelas análises de DNA mitocondrial e Gestão da Qualidade no Laboratório de DNA do IPC-PB. Membro da Comissão de Qualidade da RIBPG – Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos e Coordenadora do Programa Internacional DNA-PROKIDS na Paraíba.