SSPDS e Detran levam espetáculo de teatro infantil para crianças da comunidade do Gereba

23 de maio de 2018 - 18:59 # #

Uma ação realizada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), marcou a manhã desta quarta-feira (23), na Comunidade do Gereba, no bairro Passaré – Área Integrada do Segurança 07 (AIS 07). Com apresentação de um espetáculo teatral infantil do grupo Comédia Cearense, que tem mais de 60 anos de história nos palcos cearenses, as crianças receberam ensinamentos relativos ao trânsito.

“A gente considera muito importante esse trabalho nas comunidades, porque a comunidade é carente, no sentido de não ter oportunidade. Já pra outras comunidades de maior poder aquisitivo toda essa cultura está disponível com facilidade”, afirmou o teatrólogo Hiroldo Serra.

A Cia de teatro da Casa de Comédia Cearense apresentou para as crianças do Gereba o espetáculo: “Chapeuzinho no Vermelho”, uma adaptação inspirada na obra literária do autor Francês Charles Perrault. Nessa nova versão, a Chapeuzinho Vermelho é uma moça de 18 anos que acaba de tirar a carteira de motorista e anda numa motocicleta, o caçador é um agente de trânsito, a vovozinha já sofreu dois acidentes por conta do Lobo que é um motorista infrator.

Composta por quatro atores adultos que fazem personagens infantis e brincam de trânsito, o espetáculo que já foi apresentado em diversos lugares como praças, colégios e já fez turnê em outros municípios, desta vez traz para a comunidade do Gereba a possibilidade do conviver com a cultura e de ter uma maior percepção e conscientização da educação no trânsito. “É conscientizando essas crianças que também são multiplicadoras, que mesmo se divertindo assistindo ao espetáculo, elas levam essa mensagem pra casa e vão compartilhar com seus pais, parentes e amigos. Pois nessas localidades, existe também um problema grave em relação ao trânsito e principalmente em relação às motocicletas, com a falta do uso do capacete”, finalizou, Hiroldo Serra.

Essa foi mais uma atividade pensada e realizada para as crianças do Gereba, como forma de incluir os moradores em atividades de cultura, educação e capacitação, visando sempre proporcionar as melhores experiências possíveis para todos com a oferta de novos conhecimentos. Hiroldo afirma que “mesmo sabendo que é um trabalho de formiguinha, temos que estar nas comunidades conscientizando as pessoas que a gente precisa ter mais cuidado no trânsito, para que possamos viver melhor e por mais tempo”.

 

Gereba In Concert

No último sábado (19), no Teatro José de Alencar, foi apresentado o show “Gereba In Concert”. O espetáculo deu o ponta pé inicial às aulas instrumentais de música para crianças e adolescentes do Gereba, com apresentação da Orquestra Filarmônica do Ceará e participação de moradores de outras comunidades carentes da cidade de Fortaleza. Ônibus foram disponibilizados pela SSPDS para levar as crianças e seus familiares até o teatro. Na ocasião, um vídeo gravado com as crianças que fazem parte do projeto de música foi exibido. “Foi um dos momentos mais emocionantes para todos nós presentes. Poder ver essas crianças sonhando e podendo realizar coisas simples, porém fundamentais, é gratificante”, afirmou a microempresária Erlene Clarindo, que prestigiou o Gereba In Concert.