Polícias Civil e Militar realizam operação em Aquiraz e prendem integrantes de organização criminosa nesta quarta-feira (23)

23 de maio de 2018 - 19:32 # # #

Uma ofensiva em conjunto das Polícias Civil e Militar na cidade de Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13), resultou nas prisões de três suspeitos, investigados por serem membros de uma organização criminosa, nesta quarta-feira (23). Foram apreendidas quatro armas de fogo – um revólver, duas espingardas e um fuzil artesanal, réplica de uma AK-47. Conhecida por “Operação Fobos”, a ação teve o apoio da aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com a Polícia Civil, as investigações ocorriam, ininterruptamente, desde o último fim de semana e focavam nas capturas de um grupo criminoso, que vinha expulsando moradores e cometendo homicídios na localidade de Jucurutu. As primeiras capturas foram efetuadas por equipes da Delegacia Metropolitana de Aquiraz, com o apoio do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Durante as diligências, as equipes visualizaram dois dos indivíduos alvos da ação, em uma das ruas do bairro Novo Iguape.

Um deles, que foi capturado ao tentar fugir da abordagem, foi identificado por Bruno da Silva Barros (20) – sem antecedentes. Já o segundo, conseguiu embrenhar-se em um matagal da região. Próximo a casa onde Bruno estava, os policiais encontraram uma mochila contendo um revólver calibre 38, três munições e roupas. Dando continuidade às buscas na região, os profissionais de segurança chegaram a Antônio Ramos Neto (32) – com passagens por roubo e lesão corporal dolosa – que estavam em um veículo Fiat Pálio e se preparava para dar fuga a Bruno e seu comparsa. Os dois foram conduzidos a delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados na Lei das Organizações Criminosas. Bruno foi indiciado também por porte ilegal de arma de fogo.

Ainda integrando a “Operação Fobos”, um local que era utilizado para a fabricação de armas artesanais foi encontrado na localidade de Fagundes, o que resultou na prisão de um suspeito. Uma composição do Policiamento Ostensivo Geral (POG) se deslocou até uma oficina, onde estava Lucas Peterson dos Santos Lopes (23) – conhecido por “Petinha”. Lá, foram apreendidas três armas de fogo artesanais, sendo duas do tipo calibre 12, um modelo semelhante a um fuzil AK-47, além de outros apetrechos usados nos armamentos. “Petinha” que não possui passagens pela Polícia, também foi conduzido à sede da Delegacia Metropolitana de Aquiraz, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Com as prisões, as forças de segurança permanecem em diligências visando capturar todos os envolvidos nos crimes.