Mais de 750 estudantes se inscrevem em processo seletivo de estágio remunerado da SSPDS

21 de maio de 2018 - 18:11 # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) encerrou, no último sábado (19), o prazo para as inscrições do processo seletivo de estagiários remunerados. Ao todo, 758 estudantes de instituições públicas e particulares de Fortaleza e Região Metropolitana se inscreveram para concorrer a uma vaga. O edital contempla alunos devidamente matriculados e com frequência efetiva em instituições de ensino superior conveniada com o Governo do Estado do Ceará.

Ao todo, 15 vagas estão disponíveis para preenchimento, sendo três reservadas para alunos do curso de Direito,duas para estudantes dos cursos de Psicologia, Jornalismo e Engenharia. Já os matriculados nos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Estatística e Engenharia Civil serão ofertadas uma vaga para cada área. A convocação dos candidatos aprovados acontecerá de acordo com a ordem de classificação.

Com o encerramento das inscrições, começa o trabalho avaliativo da comissão examinadora instituída pela SSPDS, que verificará as condições das fichas de inscrições, decidindo acerca da aceitação ou recusa, coordenando e supervisionando os processos, analisando as documentações e ordenando os candidatos por classificação.

A próxima fase do edital será a convocação dos candidatos classificados na análise dos documentos para uma entrevista individual, de caráter classificatório. Do total de inscritos, o curso de Psicologia teve o maior números de interessado: 228 candidatos, seguido por Direito, com 218 estudantes, e Engenharia Civil, com 133 inscrições registradas. Os demais alunos pertencem aos cursos de Administração de Empresas (46), Ciências Contábeis (40), Ciências Sociais (25), Engenharia de Software (22), Jornalismo (21), Publicidade e Propaganda (17) e Estatística (8).

Remuneração, período e carga horária

Sobre a remuneração do estágio, o valor da bolsa é de R$ 671,95, mais auxílio transporte. Porém, vale ressaltar, que o estágio não institui um vínculo empregatício com o Estado do Ceará. Um termo de compromisso será assinado por parte do estudante, celebrado entre o estudante e a SSPDS, com interveniência da instituição de ensino conveniada.

O estágio tem a jornada de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais, que serão distribuídas em dois turnos: pela manhã das 8h às 12h e no turno da tarde, das 13h às 17h. O estágio tem duração de um ano, sendo possível a prorrogação por igual período ou rescindível conforme critério da SSPDS ou do estudante. O estágio somente será concedido ao candidato aprovado e que atenda aos requisitos previstos no edital.