Aesp forma primeira turma do Curso de Condução de Cães de Busca

18 de maio de 2018 - 17:45 # # # #

Depois de duas semanas de treinamento na 1ª Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), um grupo de 21 profissionais de segurança concluiu a primeira turma do Curso de Condução de Cães de Busca. A capacitação foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE).

O curso habilitou bombeiros militares, policiais civis, policiais militares e agentes penitenciários, para realizarem atividades de busca e resgate com cães em diversos tipos de situações. Durante as aulas, os alunos aprenderam desde o condicionamento e psicologia canina, noções de obediência e manutenção, instruções de busca terrestre, rural, urbana e de restos mortais.

Comandante geral adjunto do CBMCE, coronel Luiz Carlos Viana, destaca a importância da capacitação para a atuação do Corpo de Bombeiros. “Em nosso dia a dia, existem solicitações para o Corpo de Bombeiros resgatar pessoas, e esses homens e mulheres com os seus cães, têm essa missão, de resgatar primeiramente a pessoa com vida, se não, trazer o corpo para trazer o conforto a família. Então, é fundamental, é um trabalho que nem sempre tem tanta visibilidade mas que é importantíssimo o bombeiro está preparado. A sociedade é quem vem lucrar, quem vem a ganhar com esse curso”, pontuou Viana.

A solenidade de encerramento do curso aconteceu na sede da Aesp e contou com a presença do orientador da Célula de Formação Continuada da Academia, delegado Demóstenes Cartaxo; do chefe de gabinete da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), delegado Sérgio Pereira e do comandante do Núcleo de Busca e Salvamento do CBMCE, tenente-coronel Holdayne do Nascimento. Além de instrutores, alunos e familiares dos formandos.

Fotos: Leandro Freire (AscomAesp)