Gereba In Concert: jovens da comunidade do Gereba assistirão espetáculo exclusivo no Theatro José de Alencar

17 de maio de 2018 - 17:35 # # #

A sala principal do Theatro José de Alencar, maior e mais antigo teatro do Ceará, vai receber visitas ilustres para mais um de seus incontáveis espetáculos. No próximo dia 19 de maio, às 18 horas, moradores da comunidade do Gereba terão oportunidade de conhecer a grandiosa estrutura e assistir o espetáculo Gereba in Concert. Na ocasião, várias crianças e adolescentes de projetos sociais, também oriundos de comunidades, farão uma grande apresentação musical. Com essa ação, que inicia o curso de música que será ofertado para os jovens da região, os pequenos sonhadores do grande Jangurussu poderão contemplar o próprio futuro projetado em jovens que, assim como eles, não sabiam tocar instrumentos. O evento, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, adolescentes e jovens da comunidade por meio da música, é uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social com o apoio do Governo do Estado do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Orquestra Filarmônica do Ceará (OFC) e Fundo de Apoio Comunitário (FAC). O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, e o titular da pasta de segurança, André Costa, assistirão a apresentação dos jovens cearenses.

No dia 13 de março, violinos, violões e flautas doce foram apresentados para as crianças que, atônitas, olhavam para todos os detalhes dos objetos sonoros. O maestro Gladson Lima de Carvalho, presidente e diretor artístico da OFC, iniciou a apresentação de forma lúdica, trazendo músicas infantis com arranjos clássicos. Os sonhos despertavam com as notas das canções. Os olhos e atenção dos pequenos estavam fitos aos ensinamentos do regente, apressados em emitir qualquer tipo de som. A cada sopro, batida ou dedilhado, sorrisos ganhavam novas estampas e objetivos novos lares. Mikaeli Sobrinho (9), que teve uma grata surpresa ao ver seu rosto estampado nos convites do Gereba In concert, não conteve as lágrimas. “Não acredito que é a minha foto”, gritou a garota enquanto corria para mostrar para as colegas. A jovem, que já começou a ensaiar as primeiras notas no violino, mesmo consciente da realidade em que vive, sonha alto e não mede esforços para alcançar seus objetivos. “Quero oferecer uma vida melhor para minha mãe. Já me imagino nos palcos tocando e cantando para um monte de gente”, declarou.

“É fácil tocar qualquer instrumento musical: tudo o que você tem a fazer é tocar a tecla certa na hora certa e o instrumento se tocará sozinho”, a frase de Sebastian Bach, um dos maiores músicos da história, abranda o grande desafio de aprender a tocar um instrumento e oferece estímulo para todos que desejam ingressar na música clássica. Mesmo sem nunca ter ouvido o nome de Bach, Guilherme Nascimento, de 11 anos de idade, morador do Gereba, não encontrou dificuldades em emitir os primeiros acordes do violão, afirmando que “vai ser um grande músico e dar uma vida melhor pra família”. Quando recebeu o convite do espetáculo, não conseguiu esconder a felicidade, chamando sua mãe para contar a novidade. “Vou me esforçar bastante e chegarei longe”, declara o sonhador.

Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, a pasta continua focando em ações de prevenção para os jovens, porque são eles os que mais precisam de atenção para não ingressar no mundo do crime. “Queremos apresentar opções de lazer e cultura para as crianças e adolescentes da região. Quando o jovem não estiver na escola, ele aprenderá música ou realizará atividades sadias”, ressalta. Aproximadamente 200 moradores do Gereba serão levados para o teatro com o intuito de assistir a apresentação. André Costa reafirma que parcerias são importantes na construção de soluções para segurança pública “Nas ações com foco na cultura, nosso primeiro parceiro está sendo a Filarmônica do Ceará, que coloca seu nome ao lado da segurança pública, apoiando as ações sociais nos locais que a gente está fazendo implantação de policiamento. Temos trabalhado não só com a polícia nessas áreas com maior letalidade, mas levando outros tipos de iniciativa,” explica o titular da SSPDS.

Curso de música

As aulas -que serão ministradas pela Orquestra Filarmônica do Ceará (OFC)- acontecerão duas vezes por semana. A didática também inclui excursões, apresentações e concertos, fazendo uma verdadeira imersão no mundo da eufonia. Os instrumentos utilizados no curso serão violinos, violões e flautas doce, todos frutos de doações de parceiros do projeto. “Essa é uma ação social que me emociona, porque eu iniciei minha vida musical em um projeto assim, em 1975, lá na Barra do Ceará. Hoje, aos 57 anos, sou maestro. É um projeto pioneiro e desafiador. A música me salvou e tem o poder de salvar todos os jovens de Fortaleza e do Brasil. Precisamos de mais projetos como esse e acreditar no potencial das nossas crianças e adolescentes. Necessitamos quebrar paradigmas sociais e acreditar em dias melhores”, afirma o maestro.

Outras ações

No dia 29 de maio, uma ação será realizada por uma das parceiras nessa empreitada, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A concessionária de água levará uma oficina prática de como trabalhar com produtos recicláveis, numa perspectiva de aproveitamento, uso consciente com cooperativismo e geração de renda por meio da utilização dos recicláveis.Um curso de coaching será realizado no início do mês de junho, pela Febracis – Cursos de Coaching e Formação em Coaching. Além disso, já está disponível de forma periódica para a população do Gereba um atendimento com profissionais que direcionam os moradores de nos aspectos social e profissional.