Trabalho ostensivo no bairro Pedras resulta na apreensão de arma e na prisão de suspeito

27 de abril de 2018 - 19:58 # #

O trabalho desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no conjunto habitacional Alameda das Palmeiras, no bairro Pedras, Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), para levar policiamento 24 horas a comunidade tem surtido efeito positivo para dezenas de famílias que vivem no local. Na noite dessa quinta-feira (26), um homem foi preso, momentos depois de praticar um roubo próximo ao local. Uma arma, um simulacro e os pertences da vítimas que estavam em poder do suspeito foram recolhidos por policiais militares. Na quarta-feira (25), três menores e um revólver calibre 38 foram apreendidos pelas equipes do motopatrulhamento da área.

Os policiais do motopatrulhamento faziam saturação, no bairro Ancuri, quando receberam, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, a informação de que suspeitos estariam praticando assaltos nas proximidades do viaduto do Anel Viário, na rodovia federal BR 116. Conforme repassado para a equipe, os suspeitos teriam fugido em direção ao conjunto habitacional, localizado no bairro Pedras. Os PMs saíram em disparada pelo caminho trilhado pelos suspeitos até avistá-los em uma mata. Os agentes se depararam com três suspeitos, mas apenas um foi capturado. Os demais fugiram, tomando rumo ignorado.

Jorge Luiz Falcão Ferreira (34) foi preso em flagrante e apreendido com um revólver calibre 22, um simulacro de pistola e os pertences tomados da vítima. Ele foi conduzido para realização de procedimento policial no plantão do 30º Distrito Policial. Os objetos roubados foram restituídos à vítima na delegacia. Jorge, com duas passagens por roubo, uma por dano, uma por furto e uma por crime contra a administração pública, foi autuado por roubo. A Polícia Civil segue em diligência para capturar os demais suspeitos.

No dia anterior (25), em uma abordagem da equipe de motopatrulhamento em uma praça no bairro Pedras, três menores foram apreendidos com um revólver calibre 38 sem munição. Diante do flagrante, os três menores entre 15 e 16 anos foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foram lavrados atos infracionais em desfavor de cada um deles por porte ilegal de arma de fogo. Um dos adolescentes acumula seis atos infracionais análogos ao crime de roubo. Outro menor possui três atos infracionais também por roubo. O último não tinha passagem pela DCA.

Ocupações

O conjunto habitacional Alameda das Palmeiras ganhou um posto fixo de policiamento com a instalação de um contêiner com policiamento 24 horas. Atualmente, as ocupações estão situadas nas comunidades da Babilônia, do Gereba, do Jagatá, da Maria Tomásia, do Residencial José Euclides Ferreira Gomes, Lagoa do Urubu e do Lagamar, com o Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Ao todo, são dez áreas ocupadas, o que tem trazido uma redução dos homicídios e dos assaltos na Capital. Em breve, as unidades serão transformadas em bases integradas de policiamento, com o complemento de ações das demais forças da segurança do Estado.

A iniciativa das ocupações é conduzida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e conta com apoio de parceiros públicos e privados. A ação tem como objetivo fortalecer o vínculo entre a Polícia e a sociedade, além de garantir o acesso dos moradores aos serviços públicos. Diversas ações de limpeza, iluminação pública, atividades esportivas e culturais e ações de urbanização são realizadas com apoio dos parceiros.