Polícia Militar prende duas mulheres e apreende arma de fogo durante ação na AIS 02

26 de abril de 2018 - 16:41 # # #

 

Duas mulheres foram presas e uma arma de fogo foi apreendida, no início da tarde dessa quarta-feira (25), durante uma ação realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), no bairro Bom Jardim, Área Integrada de Segurança 02 (AIS 02). Na ocasião, houve troca de tiros entre uma das suspeitas e os policiais militares. Durante o confronto, uma criança de seis anos foi atingida e veio a óbito. Um dos agentes de segurança e uma das infratoras também foram baleados. O caso foi encaminhado para a 11ª Delegacia da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Policiais da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar (Coin) foram informados sobre a identificação e localização dos indivíduos que haviam atirado contra uma composição da Polícia Militar, fato esse ocorrido por volta das 4 horas de ontem, na comunidade do Urubu. A partir do que foi apurado, os militares seguiram até a localidade vizinha, conhecida como Canal Leste, onde foram realizados novos levantamentos, e foi passado que duas pessoas identificadas inicialmente como “Chica” e “Alemão” seriam os mandantes do tiros contra os agentes de segurança.

Dando continuidade às buscas, a composição policial seguiu até uma residência situada na Rua Nova Conquista, onde encontraram duas mulheres, sendo uma delas identificada como Esmeralda da Silva Ferreira (29), mas que se identificou de forma falsa aos agentes como “Chica”. Ela foi questionada pelos policiais sobre a existência de armas na casa. A mulher negou que houvesse armas no local e disse que morava no imóvel vizinho.

Os militares se preparavam para conduzi-la até o imóvel ao lado, quando a segunda pessoa que estava na casa, identificada como Francisca Antônia Neco Santiago (37), conhecida como Chica, pegou a criança que estava sentada em cima da mesa da cozinha, colocou-a na sua frente, sacou um revólver e efetuou disparos contra os agentes de segurança. Um dos militares foi baleado e os policiais revidaram a agressão.

A infratora ainda chegou a recarregar a arma e voltou a disparar contra a composição. Quando a munição acabou, ela se desfez do revólver, jogando-o atrás da geladeira, e saiu do local com a criança nos braços. José Isaac Santiago da Silva, de sete anos, foi atingido com um tiro no abdômen. O garoto foi socorrido por um familiar e levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito.

Francisca Antônia também foi ferida durante o confronto e foi encaminhada ao hospital, onde recebeu atendimento médico e em seguida foi liberada. Ela – que já respondia por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas – e Esmeralda, com passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico, identidade falsa e posse ilegal de arma de fogo foram presas e autuadas por associação criminosa. O caso foi encaminhado para a 11ª Delegacia da DHPP, unidade especializada em investigar crimes dolosos contra a vida e latrocínio praticados em desfavor de agentes de segurança pública.