Defesa Civil orienta sobre procedimentos em caso de inundação e alagamento

19 de abril de 2018 - 17:57 # # #

Com a maior quantidade de chuvas verificadas num mês de abril desde o ano de 2011, mais de 20 municípios do Ceará já receberam intervenção direta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em decorrência de inundações, alagamentos e desabamentos só em 2018.

“Felizmente neste mês de abril o Estado do Ceará tem recebido um aporte hídrico significativo, porém essas chuvas também podem trazer alguns transtornos à população, como comunidades alagadas, casas inundadas, rompimento de pequenas barragens, estradas danificadas, famílias desalojadas e calendário escolar comprometido”, explica o explica o coronel Cleyton Bastos Bezerra, coordenador estadual da Defesa Civil do Ceará.

A região mais atingida tem sido o Litoral Norte, com quase 250 mm de precipitações acumuladas em abril. Porém, há registro de problemas relacionados às chuvas também nas regiões do Jaguaribe, do Cariri, da Serra da Ibiapaba e até mesmo no Sertão Central. A Defesa Civil pede principalmente aos gestores municipais e à população ribeirinha das bacias do Acaraú, do Jaguaribe e do Salgado que fiquem atentos ao nível das águas.

“Em caso de inundação ou alagamento, é fundamental seguir as recomendações de emergência estabelecidas pela própria comunidade sobre o que fazer e para onde ir. Em caso de emergência, desligue a energia elétrica, mantenha longe do alcance das águas documentos importantes e objetos de valor. Em momentos de chuva intensa, não deixa as crianças trancadas em casa sozinhas. Cuidado também com as enxurradas: elas podem arrastar você para locais perigosos. Se você estiver de carro e a água começar a subir rapidamente, abandone o veículo e procure um local seguro”, sintetiza o coronel Cleyton.