Bombeiros do Ceará ministram curso de abordagem a suicidas na Paraíba

17 de abril de 2018 - 17:50 # # # #

Dois oficiais e três praças do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) encontram-se em Campina Grande, na Paraíba, desde a última segunda-feira (16) para ministrar o Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio. Trinta e dois militares do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), entre oficiais e praças, serão capacitados ao final do curso, para atuar em ocorrências de tentativa de suicídio, com base dos protocolos de atendimento mais atualizados em vigor no mundo.

“É a primeira vez que o CBMCE exporta conhecimento para outras unidades da Federação.Temos tido um desenvolvimento muito forte na área de abordagem a tentativas de suicídio no Ceará nos últimos anos, com produção de material teórico, implementação de novas doutrinas e realização de cursos em nosso Estado. Agora chegou a hora de alargar nossas fronteiras”, explica o major José Edir Paixão de Sousa, coordenador do curso.

O curso se estende até a próxima sexta-feira (20) e conta com seis instrutores de ambas as corporações. As dez disciplinas, desenvolvidas entre aulas teóricas e práticas, em regime integral, perfazem uma carga horária de 40 horas/aula. Aspectos psicológicos, mitos sobre o suicídio, abordagem técnica, além de simulados práticos de atendimento a tentativas de suicídios são alguns dos temas a serem abordados.

Em 2017, o CBMPB registrou 109 ocorrências de atendimento a tentativa de suicídio, e, diante da crescente taxa de suicídios no estado da Paraíba, o comando da corporação teve a preocupação de promover o curso para formar multiplicadores do assunto no Estado.