Edital do I Curso Tático Policial Feminino será lançado na próxima segunda (16)

13 de abril de 2018 - 18:43 # # #

Em reunião na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que aconteceu no início da tarde dessa quinta-feira (12), o secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, Delegado André Costa, juntamente com a delegada Adriana Arruda e a coordenadora Geral de Ensino da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), tenente coronel Roberta Barbosa, acertaram os últimos detalhes sobre o edital do I Curso Tático Policial Feminino, que será lançado na próxima segunda-feira (16).

O projeto piloto de um curso de aperfeiçoamento para o efetivo feminino da SSPDS é uma iniciativa pioneira no Estado do Ceará. O treinamento será realizado no próximo mês de maio. Entretanto, a expectativa é que essa formação possa ser executada a partir do ano de 2019, sempre no mês de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher e porque foi no mês de março que essa formação foi idealizada. Atualmente, a Polícia Militar do Ceará tem 744 agentes femininos, a Polícia Civil do Estado do Ceará está com 755, a Perícia Forense do Estado do Ceará tem 170 profissionais mulheres e o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará com 35 agentes, totalizando um efetivo feminino na SSPDS de 1704 agentes de seguranças.

Serão oferecidas 22 vagas para o curso, sendo 10 (dez) vagas para a PMCE, 10 (dez) vagas para a PCCE e duas vagas para a Pefoce. As aulas serão ofertadas pela Aesp, sobre responsabilidade da Célula de Formação Continuada (Cefoc), com supervisão da Coordenadoria de Ensino e Instrução (Coeni). Essa é uma ação educacional de natureza técnico-operacional, desenvolvida exclusivamente para agentes de Segurança Pública do Estado do Ceará, e tem por objetivo geral e específico disponibilizar disciplinas relacionadas com: prática de tiro, direção operacional, sobrevivência policial e combate velado, sendo essas práticas adequadas para as características femininas.

“É mais uma ação que fazemos voltada para o efetivo feminino que trabalha com a gente, que não é sexo frágil, mas sexo forte e que sempre participa de toda e qualquer missão”, frisou o secretário André Costa. “Está sendo também realizado um estudo para um curso voltado para o efetivo feminino do Corpo de Bombeiros, que será algo separado por conta das especificidades da função”, finalizou o titular da SSPDS.

O I Curso Tático Policial Feminino foi pensado para ser um treinamento diferenciado e inovador. Por isso, todo o conteúdo foi criado e personalizado para o direcionamento feminino, entendendo suas características e suas motivações. Com aulas expositivas e práticas com técnicas metodológicas como: resolução de problemas, estudo de caso, seminários, palestras, ocorrências e operações simuladas, entre outras. O edital com cronograma e todos os detalhes será disponibilizado na próxima segunda-feira (16) pelo site: (www.aesp.ce.gov.br). Para mais informações as candidatas poderão entrar em contato no número: (85) 3484.1330 ou se dirigirem até a sede da Academia.

Serviço:
Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp)
Local: Avenida Presidente Costa e Silva, 1251, bairro: Mondubim, Fortaleza – Ceará, CEP:60.761-505.
Site: (www.aesp.ce.gov.br)
Fone: (85) 3484.1330