Comando Geral do CBMCE participa de reunião do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG)

13 de abril de 2018 - 16:22 # #

Nos últimos dias 10, 11 e 12 de abril, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, representado pelo Coronel Comandante-Geral, Heraldo Pacheco, participou de uma reunião ordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG) em São Paulo-SP. Na oportunidade, foi apresentada a nova estrutura da segurança pública no Brasil.

O evento contou com presença do Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, que definiu estratégias para o seu ministério e ressaltou a importância da união e padronização das ações das forças de segurança da União, dos estados e dos municípios, haja vista que, segundo ele, o crime e a violência não têm fronteiras.

Além disso, várias temáticas operacionais inerentes ao Corpo de Bombeiros foram debatidas em reunião da LIGABOM – Liga Nacional de Bombeiros. Foi realizada também uma visitação da Feira Internacional de Defesa e Segurança (LAAD Security 2018) que reúne fabricantes e fornecedores de tecnologias, equipamentos e serviços para as forças de segurança.

Além da assinatura de um pacto nacional entre todos os Estados da União para facilitar os processos de colaboração e troca de informações, outra ação deve ser a reorganização da IGPM (Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares) para expandir seu papel de coordenação e permitir que as Forças Armadas atuem como um apoio e assessoria técnica mais efetiva para as organizações militares estaduais (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) do Brasil.