Incêndios em edificações caem 23% após vistorias do Corpo de Bombeiros

16 de março de 2018 - 19:10 # #

Texto: Assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará
Fotos: Ronaldo Gusmão

Mais importante do que o cumprimento em si das diretrizes legais – que impõem à Corporação o dever de fazer a avaliação prévia das condições de segurança contra incêndio e pânico das edificações – é o resultado concreto desta medida para a população cearense: uma redução de 23% na quantidade de incêndios em edificações em 2017, na comparação com 2016. As estatísticas mais atualizadas mostram que o ano de 2017 registrou a maior quantidade de vistorias de edificações e de análises de projetos de segurança contra incêndio e pânico já realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) desde a sua fundação.

Em Fortaleza e Região Metropolitana, as 15.164 vistorias e as 3.192 análises de projeto realizadas representaram aumentos de 24% e 28,5%, respectivamente, em relação ao registrado em 2016. Naquele ano, por sua vez, já havia sido verificado um aumento de 14% em relação a 2015, tanto em vistoria quanto em análises. O trabalho, que começou a ser realizado efetivamente nos anos 1990 e veio ganhando corpo nos anos 2000, quando houve um incremento da normatização estadual sobre incêndio e pânico, atingiu níveis inéditos de abrangência no ano que passou.

“Esse é o grande objetivo do trabalho preventivo que nós realizamos, reduzir o número de ocorrências envolvendo incêndio em edificação. Onde as medidas de segurança existem e funcionam o risco de incêndio é muito menor e, mesmo que venha a acontecer, a possibilidade de danos significativos decorrentes dele são bastante reduzidas”, explica o coronel Luís Eduardo Soares Holanda, coordenador de Atividades Técnicas do CBMCE.

Apesar da dificuldade de estabelecer com precisão a economia decorrente de uma redução tão expressiva na quantidade de incêndios, é certo que todo dano material e, principalmente, humano evitado é uma conquista a ser comemorada. “Nosso lema é ‘Vidas alheias e riquezas salvar’. E é a realização deste lema que o trabalho dos Bombeiros focado na prevenção tem trazido para o nosso estado”, explica o coronel comandante-geral do CBMCE Heraldo Maia Pacheco.

Investimento

O setor responsável pelas ações preventivas do CBMCE é a Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT). O aumento da capacidade operacional da CAT só foi possível devido a uma escolha estratégica do Comando de priorizar esta área. Em números, isto quer dizer um aumento de mais 600% na quantidade de analistas de projetos, de 700% na quantidade de vistoriantes e de mais de 200% na quantidade de viaturas destinadas às ações preventivas e fiscalizadoras. Tudo num período de dois anos.

“Foi um processo em que se gastou relativamente pouco, para um retorno excepcional. Os novos analistas e vistoriantes já eram bombeiros, que foram capacitados especificamente para o desempenho destas funções e, em sua maioria, foram lotados no setor, para poderem se dedicar por completo às atividades técnicas”, explica o coronel Holanda.