Após iniciativas da SSPDS, obras de urbanização serão iniciadas na comunidade da Babilônia

13 de março de 2018 - 18:33 # # #

Ao longo dos últimos três meses, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vem desenvolvendo uma série de ações sociais, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, associações sem fins lucrativos e entidades privadas, que tem o foco em duas comunidades do grande Jangurussu, situadas no bairro Passaré, na Área Integrada de Segurança 03 (AIS 03). É sob o entendimento que segurança pública deve ser feita com a participação de todos e não somente com ações policiais, que o gestor da SSPDS, André Costa, se reuniu na tarde desta terça-feira (13) com representantes da Prefeitura de Fortaleza para traçar ações de urbanização na comunidade da Babilônia.

Além do secretário adjunto da pasta, Coronel Alexandre Ávila, e os comandantes gerais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Coronéis Ronaldo Viana e Heraldo Pacheco, respectivamente, estiveram presentes também o secretário Chefe do Gabinete da Vice Governadora, Fernando Oliveira; a coordenadora de Gestão Territorial do Pacto por um Ceará Pacífico, Carla da Escóssia; a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Manuela Nogueira; o coordenador da Coordenadoria Especial de Articulação das Secretarias Regionais (Coareg), Renato Lima; e o coordenador especial de Iluminação Pública de Fortaleza, Alfredo Serejo. O assunto em pauta foram as obras de urbanização que serão iniciadas na região, a partir da próxima semana.

De acordo com Manuela Nogueira, “essa fase consiste na implantação de drenagem, iluminação pública, calçadas, pavimentação e sistema de esgotamento sanitário. Estas são as obras que serão executadas, por nós, nos 16 blocos da comunidade da Babilônia”, revelou. Dentro do planejamento, está previsto, ainda, a construção de duas quadras que serão utilizadas pelos moradores, principalmente crianças e jovens, para a prática de esportes. Vale lembrar ainda que iniciativas de outros parceiros estão em andamento, como é o caso dos times do Ceará e do Fortaleza, que se uniram à Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) para levar escolinhas de futebol para as comunidades da Babilônia e do Gereba. O convênio com os clubes é direcionado para fortalecer e dar oportunidade para as práticas esportivas nas comunidades carentes com a implantação de núcleos desportivos e doação de materiais esportivos, como coletes, uniformes e bolas.

Em um segundo momento, o trabalho das secretarias municipais será direcionado para a infraestrutura das residências, uma vez que parte destes imóveis não foi concluída ou são edificações precárias. “Quando iniciarmos essa etapa de urbanização, que dermos uma nova cara à comunidade, também daremos uma nova condição de acesso ao bairro, o que não existe atualmente nessa área. E a partir disso, a comunidade verá o que efetivamente vem sendo feito pelos moradores que ali residem”, disse Manuela.

Para o secretário André Costa, as melhorias auxiliam, inclusive, o trabalho do patrulhamento ostensivo na região. Alguns pontos da comunidade eram escuros, pois as luzes dos postes de iluminação eram danificadas pelos próprios criminosos, com o objetivo de dificultar a atuação policial e facilitar a prática de delitos. “Atuamos fortemente, naquela região, desde a última semana de novembro do ano passado. Além da presença firme e permanente da Polícia no local, a gente também vem realizando outras ações, como a que ocorre em parceria com pastas do Estado. É o caso das iniciativas voltadas para o âmbito do esporte, como as escolinhas dos clubes do Fortaleza e do Ceará, que abrangerão 240 jovens fora do horário de aula. No caso da Prefeitura de Fortaleza, já ocorreram as implantações de iluminação pública na Babilônia e também a retirada de entulhos no local. Agora, o mesmo trabalho foi acertado para a região do Gereba”, destacou Costa. Em sua fala, o gestor citou ainda que as pessoas já residentes nos condomínios serão regularizadas pela Prefeitura. “Por fim, o resultado do nosso trabalho facilitará bastante as ações sociais e todos os planos que temos para aquelas comunidades”, finalizou.

Ouça o áudio do secretário André Costa: