Militares cearenses participam do II Encontro Nacional de Bombeiras Militares

9 de março de 2018 - 17:49 #

Quatro bombeiras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participaram da segunda edição do Encontro Nacional de Bombeiras Militares, que terminou nesta sexta-feira (9). O evento, realizado em Recife (PE), reuniu 400 militares de todo o País, promovendo discussões sobre o papel das mulheres nos Corpos de Bombeiros Militares e abrindo espaço para o aperfeiçoamento técnico-científico e a troca de experiências entre as participantes.

Entre os temas discutidos, estavam a ausência de políticas organizacionais que atendam às bombeiras; a atividade física durante a gestação e o pós-parto; a transexualidade e seus reflexos no ambiente bombeiro militar; o racismo nas corporações; e a limitação velada à admissão de mulheres nos CBMs.

“A importância de um evento como esse é a gente padronizar as ações, aprender com as experiências exitosas de outros estados e também com os erros deles, assim como entender a importância do empoderamento feminino nos dias atuais”, explica a capitão Juliany Freire de Oliveira Leite, assessora de comunicação do CBMCE e participante do encontro.

O evento terminou na manhã de hoje com uma corrida feminina no Parque Dona Lindu, na Praia de Boa Viagem, deixando sementes que podem frutificar em solo cearense. “A nossa ideia, a partir desta experiência, é estabelecer eixos e temas para que a gente possa levar as novidades ao Ceará. E, em seguida, fazer um encontro estadual para nos fortalecer como corpo feminino de militares do CBMCE”, explica a oficial.

Participaram do encontro também a primeiro-tenente Samara Dantas Pinheiro, a aspirante a oficial Bia Úrsula Uchoa de Medeiros e a soldado Sara Bezerra Arrais.