Professora, mãe e policial: sargento da PM conta desafios e vitórias em 23 anos de serviço ativo

6 de março de 2018 - 18:42 # # #

Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima quinta-feira – 8 de março, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) preparou uma série de vídeos que contam um pouco da trajetória de mulheres que escolheram a segurança pública como ofício. As Polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), a Perícia Forense (Pefoce) e a Academia de Segurança Pública (Aesp) escolheram uma representante, dentro dos seus respectivos quadros de pessoal, para mostrar a força, garra e determinação feminina. Os vídeos estão sendo exibidos nas redes sociais da SSPDS e de suas vinculadas. Até a próxima sexta-feira (9), diariamente, mostraremos uma nova história. O objetivo é mostrar que um dos segmentos profissionais no qual o poder feminino tem se consolidado é a Segurança Pública. Policiais, bombeiras e peritas desempenham suas funções com coragem, sem abrir mão da família ou do espírito materno. A inteligência, emoção, lógica, intuição, firmeza e sensibilidade são características inerentes a essas servidoras.

“Se tivesse de viver tudo novamente, eu viveria”, essa frase define bem a personagem do segundo vídeo da nossa campanha. Paixão e dedicação são inerentes a 1ª sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Rita de Cássia Silva de Freitas (46). A militar ingressou na Corporação há 23 anos, em 1995, fazendo parte da segunda turma de policiais femininas da Corporação. “No início, tivemos que ganhar o nosso espaço e mostrar nossa capacidade. Era um universo totalmente masculino, mas aos poucos ganhamos nosso espaço”, afirma a sargento.

Mãe de uma adolescente de 17 anos e esposa de um subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Rita de Cássia teve que conciliar o trabalho com a criação da filha e os afazeres domésticos. A mulher ainda tinha que dar atenção ao marido e frequentar cursos de especialização, como o de Polícia Comunitária. Antes escolher a PMCE, a sargento era professora de língua portuguesa. A policial sempre enxergou na educação uma maneira de mudar a vida de adolescentes e jovens.

Em seus 8443 dias de serviço ativo, Rita já atuou no Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), na Corregedoria Geral de Disciplina da PM e na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atualmente, a policial está lotada no Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó (CPMGEF). Nas duas unidades de ensino que atuou, a servidora vislumbrou novamente a chance de mudar a vida de pessoas por meio do ensino. “Na Academia, o objetivo era formar bons profissionais da segurança pública. No colégio, nós moldamos e educamos crianças para se tornarem bons profissionais e pessoas de bom caráter”, ressalta.

A sargento já efetuou prisões e apreensões de drogas quando atuava no BPRE, mas nunca deixou de lado os livros de Português e didáticos. “Existe a Sargento Rita de Cássia, que realiza policiamento ostensivo com colete, algema e pistola e existe a monitora Rita de Cássia, que ensina usando pincéis, livros e o quadro branco”, esclarece. Questionada sobre o futuro, a resposta da servidora é rápida: “não quero parar de aprender e crescer”. A policial dará todo apoio caso a filha decida repetir os passos da mãe. “Ela tem o direito de escolher, mas se quiser ser policial vai ter todo meu suporte e apoio”, disse.

“Eu me considero uma pessoa extremamente feliz e realizada”, é o que declara a militar quando olha ao seu redor e enxerga todas as conquistas. “Eu sempre busquei alcançar meus objetivos, lutar pelo que acredito. Não desisto nunca!”, reforça. Toda vez antes de sair de casa para um serviço operacional, a sargento se despede de sua família e torce para que tudo ocorra bem. “Nós fizemos um juramento e prometemos combater o mal mesmo com o risco da própria vida. Vou fazer de tudo para voltar pra casa bem, mas se não for possível, quero ter passado os melhores ensinamentos para minha filha e meus alunos”, disse.