Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança – Ciops

30 de janeiro de 2018 - 00:10 #

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS, atendendo a uma ideia de integração entre os diversos órgãos de atendimentos emergenciais disponíveis à população, investiu na criação de uma coordenadoria que tivesse a finalidade de aprimorar os serviços de atendimento ao cidadão, através de um número único 190, proporcionando a segurança necessária a toda população alencarina, bem como também aqueles que visitam o nosso Estado. Sendo também este órgão responsável direto por toda a comunicação via rádio digital e rastreamento das viaturas operacionais (GPRS – Serviço Geral de Pacotes por Rádio e GPS – Global Position System) de todo o Estado do Ceará.

Histórico

Criada em 12 de agosto de 1998, pelo Decreto nº 25.133, como parte integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Social e inaugurada oficialmente em 22 de janeiro de 1999, com o nome de Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS, vem durante esses anos integrando diversas instituições de atendimento emergencial, a saber: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), incluindo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (CEDEC), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), Defesa Civil de Fortaleza, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria da Administração Penitenciário (SAP). A CIOPS situa-se atualmente na Av. Bezerra de Menezes, 581, bairro São Gerardo, em Fortaleza. Os telefones de contato é o 190 e o e-mail: adm.ciops@sspds.ce.gov.br (para informações, reclamações, agradecimentos, ideias e elogios), funcionando diuturnamente durante todos os dias do ano.

No ano de 2010, o Governo do Estado do Ceará, por meio do projeto de reforço e integração do interior, inaugurou no dia 11 de dezembro de 2010, no município de Sobral, a Célula da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS/Sobral), sediada na Avenida Dr. Guarany, 590, bairro Derby Club, telefone: 190, e-mail: ciops.sobral@sspds.ce.gov.br, representando o início da ampliação dos serviços para todo o Ceará.

Já no dia 26 de agosto de 2014, foi inaugurada a Célula da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança na cidade de Juazeiro do Norte (CIOPS/Juazeiro), sediada na Avenida do Agricultor, s/n, bairro Centro, telefone (88) 3587-7000 ou 190, e-mail: ciops.juazeiro@sspds.ce.gov.br.

O objetivo dessas células é integrar os serviços de urgência e emergência das instituições: Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Guarda Municipal, Autarquia de Trânsito do Município e demais órgãos vinculados em todo o Interior do Estado, que foi dividido em 02 (duas) macrorregiões: Norte e Sul. A CIOPS/Sobral ficou responsável pela Região Norte enquanto a CIOPS/Juazeiro pela Região Sul.

Missão

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança, instituída por lei na estrutura organizacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, tem como missão centralizar e otimizar os serviços de atendimento de ocorrências de segurança pública e afins, no ambiente físico de todo o Estado, através do gerenciamento das ações e operações, principalmente como resposta às solicitações externas.

Tecnologias disponíveis na Ciops

Inúmeras são as formas tecnológicas disponíveis na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), dentre elas, podemos citar o rastreamento on-line de todas as viaturas dos órgãos integrantes (PMCE, PC, CBMCE e Pefoce), levando-nos a ter um controle efetivo de cada atendimento. Ao ser utilizado o serviço, via 190, o nome do usuário, endereço e número do telefone são automaticamente identificados pelo sistema utilizado no Núcleo de Teleatendimento da CIOPS, propiciando assim uma identificação rápida e eficaz da viatura que se encontra mais próxima para o atendimento da ocorrência solicitada, dando assim mais eficiência e eficácia no serviço prestado. O sistema de interligação de informações, dos quais podemos citar, INFOSEG, SIP, Detran etc, utilizado por viaturas com computadores de bordo ou na própria coordenadoria por seus despachantes (profissionais que gerenciam as viaturas operacionais), entre outros.

Núcleo de Teleatendimento

Quando o cidadão liga 190, o teleatendente recebe a ligação e avalia se há necessidade de registrar a ocorrência, que é gerada com a tecnologia disponível para o endereço do fato. O sistema tem a possibilidade de disponibilizar informações do local, tais como hospitais, logradouros e hidrantes mais próximos, mão de direção, jurisdição policial, referências para mapas e/ou guias cartográficas. Vale lembrar que os números: 911, 112, 193 e 192 levam a um só número de atendimento, o 190, o Núcleo de Teleatendimento da CIOPS. No momento em que é preenchido o endereço da ocorrência (logradouro e número), o sistema pode verificar a existência de outras ocorrências em andamento nas proximidades, impossibilitando a existência da duplicidade de empenho para um mesmo fato gerador.

Núcleo de Despacho

Setor responsável por despachar e gerenciar as viaturas no atendimento das ocorrências, observando a natureza da ocorrência e a proximidade de cada viatura do endereço informado. Através do sistema, que possibilita saber a localização das viaturas, o despachante, como é chamado, tem a possibilidade de identificar as viaturas que estão disponíveis para atendimento, bem como as ocupadas, o que contribui para a diminuição do tempo de atendimento.

Núcleo de Estatística

Setor responsável por disponibilizar informações da CIOPS, como fornecimento de certidões, registros de ocorrências, relatórios estatísticos, mapeamento criminal, coordenadas geográficas, entre outras.

Núcleo de Comunicação

As comunicações utilizadas pela Cordenadoria Integrada de Operações de Segurança – CIOPS é o que existe de mais moderno no Brasil. O sistema digital veio aprimorar o serviço de segurança pública, pois a grande versatilidade e sigilo destas proporciona uma efetividade e eficiência reais para o atendimento das ocorrências emergenciais.

Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR

Por ocasião da Copa do Mundo de 2014, no dia 30 de maio de 2014, foi inaugurado o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) nas dependências da CIOPS, cujas ações ficaram em sintonia com esta coordenadoria. O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) é o elemento principal de coordenação entre as atividades de planejamento, táticas e operacionais de respostas às ocorrências de interesse dos grandes eventos, assegurando o fluxo de informação para o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), que funciona em Brasília e no Rio de Janeiro. A eles, estão subordinadas ainda as ações do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) e Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), que são formados por carretas equipadas por uma torre de câmeras e videomonitoramento em um raio de até três quilômetros. Por meio de centenas de câmeras espalhadas pela cidade, o CICCR foi criado para monitorar e ordenar todo o aparato dos grandes eventos.