Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas – Ciopaer

15 de janeiro de 2018 - 00:20 #

 

Aviação de Segurança Pública no Estado do Ceará 

Preâmbulo

O início da atividade da aviação de segurança pública e de Defesa Civil se apresenta como um marco na história do Estado do Ceará no que diz respeito à segurança pública, que sem dúvida alguma deu um grande salto para a modernidade, equiparando o Ceará às melhores e mais bem estruturadas unidades aéreas de segurança pública do mundo. De acordo com a filosofia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, de buscar sempre a modernização para se posicionar à frente dos infratores de uma maneira geral, procurando sempre se antecipar às ações delituosas, o uso do helicóptero na atividade policial cearense não pode mais ser visto como algo supérfluo, tampouco como luxo, eis que é hoje um dos meios mais eficazes de repressão e, principalmente, de prevenção às infrações criminais.

Proteger a sociedade é um dever do Estado, através dos órgãos públicos que integram o Sistema de Segurança Pública, e para cumprir este mister o Estado não pode medir esforços, pois os meios devem estar à altura das necessidades sociais, para que a resposta dada à sociedade seja sempre a melhor e a mais imediata possível.

Desta forma, seguindo o exemplo das maiores forças de segurança pública do mundo, cite-se a título de exemplificação as Polícias de Los Angeles (Califórnia – USA), San Antônio (Texas – USA), e no Brasil a Polícia Militar de São Paulo e Polícia Militar de Minas Gerais, dentre outras. O Estado do Ceará não poderia andar na contra-mão do progresso e deixar de proporcionar à sociedade cearense tão eficaz meio de prevenção e repressão à criminalidade.

Assim, para montar toda uma estrutura que permitisse o emprego do Radiopatrulhamento Aéreo na Segurança Pública do Ceará, o Estado se mobilizou no sentido de adquirir aeronaves que pudessem trazer o melhor retorno em se tratando de “custo-benefício”, além de treinar e qualificar pessoal para operar junto a estas aeronaves, seja em terra seja no ar, e de preparar uma base operacional em solo em plenas condições de dar às operações a agilidade requerida para o sucesso das missões.

Outro aspecto importante para que toda esta estrutura funcione a contento, diz respeito ao estabelecimento de um conceito operacional coerente e aplicável, ou seja, da existência de uma doutrina de trabalho que permita sempre o emprego mais eficaz dos meios disponíveis.

E é seguindo esta doutrina, que todos os que fazem a CIOPAER se orgulham em poder servir ao povo cearense numa atividade tão nobre e envolta de riscos como a atividade aeronáutica. O nosso compromisso é sempre buscar o melhor nível na qualidade do atendimento, pois a nossa melhor recompensa está em ver a gratidão e a alegria nos olhos de mais uma pessoa que foi salva por uma de nossas aeronaves.

Início

As primeiras atividades aéreas de segurança pública no Estado do Ceará datam de 1982, ano em que um Boeing 727-200 da empresa VASP, antes que pudesse efetuar o pouso no Aeroporto Pinto Martins, veio a colidir com a Serra da Aratanha, no município de Pacatuba (região metropolitana de Fortaleza), ocasionando a morte de 137 pessoas, na oportunidade foi utilizado o helicóptero da empresa estatal COELCE, um Esquilo HB 350 B, no transporte dos corpos das vítimas do acidente.

No ano de 1985 ocorreram várias enchentes no interior do nosso Estado, momento em que o município de Russas e seus distritos foram seriamente atingidos, ocorrendo ajuda humanitária com emprego de helicópteros para o resgate de refugiados que ficaram ilhados, bem como na distribuição de cestas básicas e medicações com assistências médicas; das aeronaves empregadas estava o Esquilo HB 350 B da empresa estatal COELCE.

No dia 19 de novembro de 1987 houve uma tentativa de seqüestro do empresário Fernando Gurgel da MECESA (Metalgráfica Cearense S.A.), onde ocorreu uma restrição à liberdade do filho do empresário juntamente com sua médica, sendo os mesmos ameaçados com um revólver calibre 38 e uma suposta bomba de fabricação caseira. Um único seqüestrador saiu da empresa, armado e com o artefato ameaçador, levando as duas vítimas e um motorista num opala, seguiram para a localidade de Papagaios na Caucaia, momento em que as vítimas foram sendo libertadas. O seqüestrador embrenhou-se na vegetação local, quando iniciou-se uma verdadeira caçada a um meliante até então, foi novamente utilizado o helicóptero Esquilo da COELCE nas buscas.

Em 1991, houve a criação do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) da PMCE quando, pela primeira vez, uma tropa especializada realizou treinamento helitransportada com desembarques táticos utilizando-se de técnicas de rapel.

No ano de 1994, em 15 de março, tivemos uma ação ousada de detentos do IPPS, quando da visita pastoral de D. Aloísio Lorscheider, onde foram feitos reféns 13 pessoas juntamente com D. Aloísio, no auditório do IPPS (Instituto Penal Paulo Sarasate); o grupo de detentos era liderado por Antônio Carlos Barbosa, o “Carioca”. Foram mais de 20 horas de negociações até que um grupo de detentos deixou o presídio num furgão iniciando-se uma das maiores operações policiais para recapturar o grupo; foram dez dias de buscas na “Serra Azul”, em Ibaretama, sendo utilizada uma guarnição PM helitransportada, onde foram recapturados todos os 12 detentos e libertados os reféns.

Atento às necessidades de recursos materiais para bem cumprir sua missão institucional, o Governo do Estado desenvolveu seus primeiros projetos de aquisição de aeronaves no ano de 1995.

Assim, naquele ano uma aeronave Esquilo – HB 350 B, de fabricação francesa, que servia à COELCE, foi incorporada à Polícia Militar do Ceará, no recém criado GPAER – Grupamento de Policiamento Aéreo da Polícia Militar do Estado do Ceará.

Evolução

Em julho de 2001, dando seguimento a um projeto que nascera em meados de 1999, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social decidiu ousar na criação de um órgão ímpar dentro da estrutura de segurança pública, o CIOPAER – Centro Integrado de Operações Aéreas.

Seria, efetivamente, o exemplo do primeiro órgão em que Policiais Civis e Militares, bem como Bombeiros Militares, poderiam desempenhar missões operacionais que tiveram um planejamento integrado e uma execução integrada. Isso corresponde à quebra de um tabu que persegue as Polícias Brasileiras há anos, a atuação conjunta e ordenada das Polícias Civil e Militar, somando forças e esforços para melhor servir à comunidade. E no Ciopaer o resultado desta soma de forças só tem trazido resultados positivos.

Na prática, para a criação do CIOPAER foram adotados os seguintes procedimentos: somando-se ao Esquilo HB 350 B em operação, foram adquiridos mais três helicópteros Esquilo – AS 350 B2, de fabricação francesa e montados no Brasil pela Helibras – Helicópteros do Brasil S/A-; foram reunidos em um só órgão e sob a mesma direção Oficiais e Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e Delegados, Inspetores e Escrivães da Polícia Civil; o CIOPAER passou a ser subordinado diretamente a Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, e as aeronaves passaram a desempenhar missões múltiplas de policiamento ostensivo, repressivo, de combate a incêndio e de Defesa Civil. As tripulações passaram a ser mistas, mas a doutrina passou a ser a mesma, e os objetivos a serem cumpridos o seriam pela soma dos esforços e da determinação de todos.

Atualmente

Foram homologados através da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, através da portaria n. 821/SSO de 12 de junho de 2008, os Cursos Práticos de Piloto Privado e Piloto Comercial de Helicóptero e publicados em Diário Oficial da União n. 112 de 13 de junho de 2008, sendo a CIOPAER a única Unidade Aérea de Segurança Pública no Brasil a formar pilotos diretamente na aeronave Esquilo AS 350 B2, não necessitando buscar formação básica em outras unidades ou escolas de formação. Teve-se um investimento significativo para que a CIOPAER voltasse com segurança, eficiência e eficácia, a desempenhar seu papel no contexto da Segurança Pública no Estado do Ceará.

Hoje a Ciopaer – Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas conta com 3 helicópteros Esquilos e com um quadro de Pilotos, Tripulantes Operacionais e Mecânicos formados dentro do mais alto padrão técnico e profissional, além de uma vasta gama de equipamentos de última geração, a serem empregados nas várias missões desempenhadas.

Mas isso não basta, e ciente de que ainda há muito a ser feito, o Estado investe na formação de novos profissionais (Pilotos, Mecânicos e Tripulantes), para que a capacidade Operacional da CIOPAER seja aumentada, com vistas a podermos estar presentes nos rincões mais distantes do Ceará. (Foto Pátio da Ciopaer – arquivo)

Protegendo e salvando

A Ciopaer atua sempre que precisa em diversas ocorrências policiais e bombeirísticas e vem se destacando cada vez mais em suas atividades operacionais, participando inclusive em operações de resgates e apoio a outros estados da federação, como foi o caso de uma de nossas aeronaves prontamente tripulada, quando participou de socorros às vítimas de enchentes no estado do Rio Grande do Norte durante uma semana em meados de abril de 2008. (Foto: Arquivo da Ciopaer)

Alto do Rodrigues-RN

Foram destaques também neste período a atuação de uma de nossas aeronaves no interior do Ceará, precisamente na região centro-sul, nos municípios de Lavras da Mangabeira e Icó, prestando serviços de resgates, remoções aeromédicas, transporte de gêneros alimentícios, água potável, transportes de profissionais de saúde envolvidos no atendimento às pessoas vítimas das enchentes, permanecendo a aeronave por mais de 40 dias na região. (Foto: arquivo da Ciopaer)

Lavras da Mangabeira-CE

Várias foram também as participações das nossas aeronaves nas operações policiais previamente programadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, bem como aquelas imprevistas que aparecem durante o turno de serviço, ressaltando as ocorrências que envolvem crime organizado e/ou “pistolagem” no interior do estado. (Foto: arquivo da Ciopaer).

Diariamente na capital, são feitos patrulhamentos nos setores comerciais e bancários, bem como nos bairros e região metropolitana, em apoio às atividades de policiamento do projeto ronda do quarteirão.

O primeiro semestre de 2009 foi de trabalho muito intenso, logo no início deste ano apoiamos a Senasp em Belém do Pará nas ações de segurança pública por ocasião do II Fórum Social Mundial ocorrido naquela capital. Na ocasião o governo cearense autorizou que uma guarnição da Ciopaer com aeronave realizasse o traslado até Belém para o devido apoio por 14 dias em coordenação com a Diretoria de Aviação da Senasp. (Foto Centro de Convenções do Hangar: arquivo da Ciopaer)

No mês de maio de 2009 ocorreu o apoio à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará nos municípios da região norte do Estado por ocasião das enchentes que assolaram os municípios de Sobral, Santana do Acaraú, Morrinhos, Marco, Granja, Massapê, Bela Cruz, Cariré, Groaíras, Forquilha e Chaval totalizando 243 atendimentos com transportes de assistência médica às diversas localidades dos municípios, transportando vítimas das enchentes bem como medicamentos e cestas básicas que totalizaram quase 25 toneladas de alimentos distribuídos pelas aeronaves do Esquadrão Fênix durante todo o mês de maio. (Foto: arquivo da Ciopaer)

Sobral-CE

No final do mês de maio de 2009 o Governador Cid Gomes, atendendo à solicitação do Estado do Piauí, determinou o deslocamento de uma aeronave do Esquadrão Fênix para o município de Cocal, região norte do Piauí, para o atendimento às vítimas daquele município devido à calamidade pública ocasionada por um rompimento da barreira do açude Algodão, tendo como consequência a destruição de várias casas que se encontravam nas proximidades do leito do Rio Pirangi. (Foto: arquivo da Ciopaer)

Cocal-PI

Foram realizados vários sobrevoos na região com o intuito de localizar e resgatar os moradores locais que perderam tudo devido à grande onda provocada pelo rompimento da barragem.